1. TugaTech » Software » Noticias de Software


Últimos assuntos
Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

"Faça o seu próprio browser ", diz a Mozilla

Publicado em



A Mozilla apresentou o "Chromeless", uma iniciativa com a qual desafia os programadores a criarem os seus próprios interfaces de browser, recorrendo ao HTML, CSS, JavaScript e outras tecnologias Web.

Segundo explicam os responsáveis numa mensagem publicada online, o objectivo do projecto, ainda em fase experimental, é permitir remover o interface de utilizador de um browser e substituí-lo por uma plataforma totalmente flexível que permitirá a criação de novos interfaces pelos programadores.

A estratégia inclui também a disponibilização de uma ferramenta que permita aos programadores criar os seus próprios interfaces de navegação, recorrendo a tecnologias Web standard, como o HTML, CSS e JavaScript.

Actualmente o interface do Firefox é maioritariamente baseado em XUL (XML User Interface Language), que também é uma das principais ferramentas usadas no desenvolvimento de extensões para o browser.

Embora a linguagem permita alguma personalização do interface, apresenta certas limitações e barreiras, para além de apenas ser suportada na íntegra pelo motor de renderização Gecko - fazendo com que algumas das aplicações não funcionem em browsers como o Chrome e o Safari ou Internet Explorer, que recorrem a outros.

O nome dado ao projecto, "Chromeless", vem da ideia de criar uma solução que não dependa das aplicações baseadas em XUL.

Assim, a versão pré-alfa da plataforma recorre a iFrames - em vez de carregar o XUL, a aplicação é executada a partir de um ficheiro HTML. Com as funcionalidades do browser baseadas em HTML, os programadores passam a poder, através de tecnologias Web, criar os seus próprios browsers.

Sapo TEK



Última edição por unon em Sex 22 Out 2010 - 13:37, editado 1 vez(es) (Razão : Erro)


A carregar...

Comentário antigo:
Para mim o nome vem é da vontade da Mozilla de..Less Chrome... Laughing

O Chrome, da Google, está com grande crescimento e andam a circular rumores de um SO da Google [Chromium?] baseado na web e na cloud com o qual o Chrome irá adquirir ainda mais expressão..

A Mozilla tem que fazer pela vida para manter o seu browser no topo e esta iniciativa de possibilitar maior personalização é muito interessante e chama, mais uma vez, a comunidade a ajudar a desenvolver o browser, obtendo software mais de acordo com os gostos de cada um..

Comentário antigo:
Bem o lesschrome já existe há algum tempo, mesmo antes do Chrome da Google. Mas mesmo assim... Ahahaha

O Fireftem vindo a perder terreno com a entrada do Chrome.
Eu próprio mudei para o chrome, principalmente pela sua rapidez e simplicidade.

Vamos ver o que a mozilla faz com o Firefox 4...

Comentário antigo:
Bem eu sou daqueles que ainda se mantém fiel ao Firefox e que espero pelo Firefox 4 em breve.
O Único problema que encontro no Firefox é ser lento a iniciar, de resto não tenho razões de queixa e provavelmente essa lentidão deve-se ao PC. Razz

Comentário antigo:
Eu continuo fiel ao Mozilla!

Comentário antigo:
Eu mantanho-me pelo Mozilla, sempre é melhor que o Internet Explorer!

Comentário antigo:
Eu também gosto do Firefox, mas como, para mim, se estava tornar "lento" comparativamente ao Chrome, decidi mudar...
Mas se o Firefox 4 final me convencer, volto para ele logo... Very Happy




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechWebrádio TugaTechWebradio TugatechHost TugaTechHost TugaTech