1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Noctua NH-D15S

 

No passado já analisamos vários coolers da Noctua, sendo que nunca ficamos desiludidos com o desempenho dos mesmos. E o NH-D15S não será uma exceção.

 

Prometendo um elevado desempenho e compatibilidade, o cooler NH-D15S será uma versão ligeiramente reduzida do NH-D15, contando com maior compatibilidade da RAM e placas PCI. Vendo apenas pelo design, seria difícil encontrarmos grandes modificações entre o NH-D15S e o NH-D15, mas é nos pormenores que está a diferença...

 

A principal diferença com o NH-D15 encontra-se no facto de o NH-D15S ser uma versão “single fan”. Ou seja, foi removida uma das ventoinhas que estariam presentes no NH-D15 para garantir uma maior compatibilidade com a RAM. O próprio bloco de refrigeração onde se encontra a ventoinha sofreu um ligeiro alongamento, de forma a permitir a compatibilidade máxima. A ventoinha utilizada é uma Noctua NF-A15 PWM, que com as 1500 RPM garante um alto desempenho e um baixo ruído.

 

No total, o NH-D15S possui 165 mm de altura e 150 mm de comprimento (já com a ventoinha), o que será aceitável para a maioria das caixas ITX. Na base podemos encontrar seis heatpipes de 6mm, que fornecem um arrefecimento de topo.

 

> Descrição Geral

 

A embalagem apresenta toda a informação principal de forma visível, dando destaque à compatibilidade com a RAM e placas PCIe. Não existem grandes diferenças em comparação com o de outros modelos da marca.

 

cooler noctua

 

Já dentro da embalagem, além obviamente do cooler, encontra-se o kit de montagem SecuFirm2, que permite a instalação numa variada gama de sockets Intel e AMD. Como sempre, a Noctua também inclui uma pequena chave e pasta térmica NT-H1. As instruções de montagem também se encontram presentes em diversos idiomas, sendo de fácil compreensão mesmo para quem nunca tenha montado um sistema da Noctua.

 

cooler noctua

 

Para quem pretenda montar uma segunda ventoinha no cooler, são fornecidos dois pequenos “clips” de montagem, que poderão ser utilizados com qualquer ventoinha de 120 e 140mm (esta última recomendada).

 

noctua

 

Destaca-se ainda a existência de um adaptador de baixo ruído para a ventoinha, que permite reduzir a velocidade da mesma para uma operação mais silenciosa, passando de uma velocidade máxima de 1500 rpm para aproximadamente 1200 rpm, sem adaptações via software ou BIOS.

 

> Cooler

O Noctua NH-D15S possui dois blocos de dissipação, separados pela ventoinha Noctua NF-A15. O design é bastante similar ao que vemos em outros modelos da Noctua, mantendo um aspeto limpo e agradável à vista.

 

noctua

 

A ventoinha, conforme seja colocada, fica um pouco acima da linha do cooler, mas mantém-se o design elegante e limpo.

 

noctua

 

Destaca-se os pequenos detalhes para permitir a maior compatibilidade possível na RAM e placas PCIe, como é o caso das pequenas saliências laterais, que se adaptar mesmo a módulos de RAM maiores do que o normal. De resto, podemos verificar a existência dos seis heatpipes na base (de cada lado, totalizando assim 12 heatpipes), que se interligam à base do CPU.

 

noctua

 

A compatibilidade com a maioria dos módulos RAM, porém, vem com o preço de se sacrificar um pouco a facilidade de manutenção destes módulos estando o cooler instalado. Em certos modelos de módulos RAM e conforme a motherboard, somente será possível aceder aos mesmos se o cooler for removido, o que dificulta um pouco o processo de montagem.

 

noctua ram

 

> Especificações

 

- Compatibilidade: Intel LGA2011-0 & LGA2011-3, LGA1156, LGA1155, LGA1151, LGA1150 e AMD AM2, AM2+, AM3, AM3+, FM1, FM2, FM2+

- Dimensões:

-- Sem ventoinha: 160 x 150 x 135 mm

-- Com ventoinha: 165 x  150 x 135 mm

- Material: Cobre (base e nos heat-pipes), alumínio (cooling fins), juntas soldadas e niqueladas

- Ventoinha: 1x Noctua NF-A15

- Velocidade da Ventoinha: 1500rpm (1200 RPM com adaptador de redução de ruido)

- Fluxo de ar máximo: 140,2 m3/h

- Ruido: aprox. 24.6 dBA (19,2 dBA com adaptador)

- Vida Útil: > 150.000 horas

 

Destaque ainda para as principais características:

- Elevada compatibilidade com a memória RAM

- Disposição assimétrica para uma melhor compatibilidade com placas PCI-E

- Ventoinha NF-A15 140mm

- Ventoinha PWM e Adaptador de baixo ruido

- Preparado para sistema de duas ventoinhas

- Sistema de Montagem SecuFirm2

- Garantia de 6 anos

 

> Instalação

 

O SecuFirm2 continua a fazer justiça ao seu nome, possibilitando uma montagem simples e rápida tanto em processadores Intel como AMD.

Não existem modificações no formato de instalação deste sistema, pelo que quem já esteja habituado a montar coolers da Noctua não irá verificar qualquer diferença. Para os restantes, os guias de instalação fornecidos são bastante detalhados, o que facilita bastante.

 

> Testes

 

Para o teste ao cooler utilizamos o seguinte sistema:

Motherboard: Asus Z97-A – Socket 1150

Processador: Intel Core I5 4690K 3.5Ghz ( OC @ 4.3Ghz )

Memórias: 4x GSkill Ripjaws 4GB 1600Mhz CL8

Placa Gráfica: Gigabyte R9 270X

Fonte de Alimentação: Corsair CX750M

Caixa: CORSAIR GRAPHITE SERIES 760T @ Ventoinhas na parte frontal, traseira e topo

 

Procedemos com o teste das temperaturas utilizando o programa OCCT, em benchmark regular para o CPU. Em todos os testes utilizamos as mesmas definições, tendo o mesmo a duração de 30 minutos. A temperatura ambiente encontrava-se nos 25ºC.

 

Passando aos resultados:

temperatura single fan

 

Visto que o modelo suporta igualmente a configuração com duas ventoinhas, aplicamos uma segunda Noctua NF-A9, sendo que foram obtidos os seguintes resultados:

 

temperatura dual fan

 

Rapidamente podemos verificar que as temperaturas obtidas são bastante boas para a qualidade do cooler. O resultado será bastante agradável, tanto para quem costume jogar intensivamente como para quem decida realizar overclock mais elaborado.

A adição da segunda ventoinha produz igualmente uma redução na temperatura final, mas a custo de um ruido ligeiramente superior. De sublinhar que, por si só, a Noctua NF-A9 é bastante silenciosa.

 

A temperatura com overclock está igualmente próxima do que verificamos em diversos modelos de coolers com blocos de watercooling. Desta forma, o NH-D15S será uma excelente opção para quem não pretenda investir nestas soluções.

 

> Conclusão

 

Como seria de esperar, a Noctua continua a presentear-nos com sistemas de arrefecimento de topo, com uma qualidade imbatível e desempenho incontornável.

Um cooler poderoso para os utilizadores mais exigentes, que não irá pesar demasiado na carteira. Apesar das dimensões algo elevadas para algumas caixas, a troca das mesmas por um desempenho acima da média é, sem duvida, bem-vinda (pelo menos aqui para o TugaTech).

 

O Noctua NH-D15S é uma das melhores opções existentes de arrefecimento a ar, sendo imbatível tanto na qualidade como no desempenho, algo a que a Noctua já nos habituou.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech