1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco rigido

 

Espaço para armazenamento de dados nunca é demais, e se um disco com 100GB era algo de “topo” à alguns anos, hoje é considerado algo antiquado e que provavelmente iria ocupar rapidamente com jogos e vídeos de alta qualidade.

 

No entanto, um conjunto de investigadores da Universidade de Delft, na Holanda, criaram uma nova tecnologia que permite armazenar até 500 vezes mais dados que o existente em discos rígidos comuns. A tecnologia permite que sejam armazenados até 500TB de dados num espaço inferior a 6 cm2, o que equivale a cerca do tamanho de um selo.

 

A tecnologia aproveita os atomos para disponibilizar um elevado espaço para armazenamento, e tudo com um reduzido espaço. Sander Otte, responsável pela equipa de investigação, afirma que um disco de 1mm seria capaz de guardar todos os dados da biblioteca nacional dos EUA.

 

Ainda deve demorar algum tempo até que a tecnologia seja integrada em larga escala em equipamentos, mas não deixa de ser interessante acompanhar a rápida evolução das tecnologias de armazenamento.

 

Mais detalhes acerca da tecnologia podem ser encontrados no vídeo em seguida.

 

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech