1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

velocidade

 

Atualizou recentemente o Windows 10, apenas para verificar que a velocidade da Internet ficou ligeiramente mais lenta? O culpado pode ser a funcionalidade “Window Auto-Tuning”, que se encontra presente no Windows desde o Vista, mas com a recente atualização pode ter sido modificado.

 

O Window Auto-Tuning é destinado a melhorar a comunicação TCP do sistema, otimizando a rede para os dados que nela são transmitidos. No entanto, esta funcionalidade pode causar alguns problemas caso o router não seja compatível ou dependendo do equipamento.

Caso tenha verificado uma descida considerável na velocidade da Internet, esta opção pode ser modificada facilmente. Para começar necessita de abrir uma linha de comandos com permissões de administrador (pode realizar este processo pelo icon do Windows na barra de tarefas).

 

Dentro da linha de comandos, escreva o seguinte comando:

  • netsh interface tcp show global

 

linha de comandos do Windows

 

Este deverá apresentar a atual configuração, sendo que uma das opções listadas é a “Receive Window Auto-Tuning Level”. Caso esta opção se encontre como “normal” ou em “experimental”, poderá ser a causa do problema.

 

Para desativar a mesma basta utilizar o seguinte comando:

  • netsh int tcp set global autotuninglevel=disabled

 

linha de comandos depois da alteração

 

A alteração deve ser efetuada de forma imediata, não sendo necessário reiniciar o sistema (embora essa tarefa seja recomendada).

Será recomendado que, após a alteração, teste a velocidade da ligação. Caso não tenha verificado nenhuma alteração, ou se pretender reverter para o valor anterior padrão, basta utilizar o seguinte comando:

  • netsh int tcp set global autotuninglevel=normal

 

Se mesmo com esta alteração ainda verificar problemas, então é possível que o problema esteja relacionado com outra configuração. Comece por verificar se as definições dos servidores DNS estão correctas e se a própria velocidade da ligação não possui problemas (teste com outros equipamentos).

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech