1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Whatsapp

 

Na semana passada, o WhatsApp anunciou algumas alterações nos seus termos. Entre as mudanças, encontrava-se a indicação que o serviço iria partilhar algumas informações com o Facebook.

Apesar de ter sido avançado, numa primeira instancia, que esta partilha de informações poderia ser desativada, isso não será exatamente o que ocorre.

 

Em causa encontra-se a utilização de termos específicos na explicação da plataforma. A WhatsApp possui uma página dedicada a informar o utilizador sobre como desativar a partilha de informação com o Facebook (poderá verificar neste link).

No entanto, se verificar a informação presente nessa janela e no guia, apenas é indicado que, ao desativar a opção, não serão enviados dados do WhatsApp que possam ser utilizados para “melhorar a experiência do utilizador” na rede de anúncios publicitários e outros produtos do Facebook. Apesar de também ser indicado que o número de telefone e conversas não são partilhadas, outras informações ainda podem continuar a ser enviadas para a rede social, independentemente da opção estar ativa ou não.

 

Imagem com texto sobre desativar a partilha de dados

 

Além disso, na mesma página, é possível encontrar o seguinte texto de explicação:

"A família de empresas do Facebook irá receber e utilizar estes dados para outros propósitos, tais como aprimorar a infraestrutura e sistemas de entrega, entender como nossos serviços e os serviços deles são utilizados, aprimorar sistemas de segurança, o combate ao spam, abusos e atividades de violação."

 

Este texto indica, utilizando termos cuidadosamente escolhidos, como a informação continua a ser partilhada caso a opção seja desativada, mas exclui a mesma da rede de publicidade do Facebook.

 

Nos Termos de Serviço, mais concretamente na secção "Affiliated Companies" e dos quais o utilizador necessita de aceitar para utilizar o WhatsApp, ainda é referido que podem ser partilhadas informações com a família do grupo Facebook, informações essas que não podem ser impedidas de serem partilhadas.

 

termos de serviço do whatsapp

 

Ou seja, a opção presente na Configurações da Aplicação apenas desativa a partilha de informações que possam ser utilizadas para a rede de publicidade do Facebook, utilizando uma explicação com termos especificamente escolhidos e que podem passar despercebidos para a maioria dos utilizadores.

Nos Termos de Serviço do WhatsApp ainda continua a ser indicado que os dados dos utilizadores podem ser partilhados entre ambas as plataformas, e essa partilha não poderá ser desativada de todo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech