1. TugaTech » Software » Noticias de Software


Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Spirit, o software português que promete acabar com o desperdício de energia

Publicado em
Dois investigadores do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Lisboa criaram um software que pode retirar anualmente cinco milhões de toneladas de CO2 da atmosfera se for usado à escala mundial. A aplicação chama-se Spirit.

A aplicação criada por Carlos Reis e Jorge Pacheco distingue-se por poupar na energia elétrica, através da redução dos períodos de atividade desnecessários dos vários computadores que integram uma rede informática. A aplicação já está a ser disponibilizada gratuitamente na Internet .

De acordo com a Lusa, o Spirit destina-se a sistemas informáticos de média e grande escala, que podem conectar centenas de máquinas dispersas pelo globo.

A aplicação criada na Universidade de Lisboa pressupõe a instalação num computador principal que gere e monitoriza um ou mais núcleos de uma intranet.

A aplicação foi testada durante um ano na Universidade de Lisboa com 200 processadores. No final, Carlos Reis e Jorge Pacheco conseguiram uma redução do consumo de eletricidade correspondente a emissões de cinco toneladas de CO2 (dióxido de carbono).

Na origem deste ganho financeiro e ecológico, está a a ação do Spirit, que passou a ativar vários processadores (que se encontram em stand by) apenas e só quando as cargas de trabalho assim o justificam.

Os investigadores recordam que o Spirit não foi criado para uso em computadores domésticos e só tem aplicação em sistemas informáticos empresariais.

Os investigadores recordam que os sistemas informáticos de média e grande escala já são responsáveis por emissões de CO2 equivalentes a metade das que provêm da indústria da aviação. A este dado acresce o facto de as emissões de CO2 dos grandes centros de dados estarem a crescer a uma média de 16% ao ano.
Pode fazer o download da aplicação aqui: http://www.ciul.ul.pt/~ATP/SPIRIT/
Fonte: Exame Informática


A carregar...

Comentário antigo:
O Granola que eu uso permite poupar energia com um computador domestico noutro método mas é eficaz .

Comentário antigo:
@unon escreveu:O Granola que eu uso permite poupar energia com um computador domestico noutro método mas é eficaz .

Tambem já utilizei o granola e realmente é bom...

Mas o desta noticia é mais para servidores e computadores empresariais. Alias, o script nem está codificado para Windows.
Smile




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechWebrádio TugaTechWebradio TugatechHost TugaTechHost TugaTech