Durante anos o MacOS tem vindo a ser considerado como um sistema consideravelmente mais seguro do que o Windows no que respeita a malwares. Tanto que a empresa chegou mesmo a afirmar que os seus sistemas eram “imunes” a vírus – algo que teve de ser removido depois dos primeiros ataques ao sistema.
No entanto, parece que a própria Apple encontra-se agora a afirmar que existe um sério problema sobre o seu sistema operativo: malware. Craig Federighi, vice presidente de software na Apple, afirmou recentemente em tribunal que existe um “sério problema de malware no Mac que a empresa não considera tolerável.
Citado pelo portal Protocol, Federighi afirmou estas declarações durante o caso entre a Apple e a Epic Games, em tribunal. O mesmo afirmou ainda que, caso as mesmas medidas de segurança que existem no Mac fossem aplicadas no iOS, iria existir um grave problema para todos os utilizadores do sistema operativo, consideravelmente pior do que o existente atualmente sobre o Mac.
De notar que esta resposta foi fornecida pelo executivo da Apple quando questionado sobre porque o iOS não pode contar com as mesmas funções que existem sobre o macOS, nomeadamente na questão de permitir apps externas à App Store.
Além disso, Federighi também deixou a indicação de que o macOS é um sistema inteiramente focado em tarefas diferentes do iOS – enquanto que o macOS foi criado para ser mais aberto, o iOS pretende ser um sistema seguro que até mesmo os mais pequenos podem usar, e permitir a instalação de apps externas poderia abrir portas para graves problemas nesse sentido.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!