1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Discos SSD e mecânicos

 

A Backblaze é bem reconhecida por ser uma das maiores empresas de alojamento de conteúdos na Cloud, e para essa tarefa, são necessários discos... bastantes para dizer a verdade. Portanto, nada melhor do que uma empresa que passa por milhares de discos por ano para avaliar o risco de falha dos mesmos.

 

Eventualmente, qualquer disco rígido acaba por falhar, o que possui o potencial de causar a perda de dados se as coisas não forem bem implementadas. Quando os SSD começaram a surgir no mercado, começou também a surgir o mito de que estes poderiam ter um período de vida inferior aos discos mecânicos regulares.

 

No entanto, de acordo com os dados mais recentes da Backblaze, isso não é bem o que se verifica – pelo contrário. Nos discos mecânicos, o principal ponto de falha encontra-se no próprio mecanismo usado para a leitura de dados, que eventualmente pode falhar devido ao constante uso.

Já no caso dos SSD, estes não usam partes mecânicas, mas possuem os seus próprios módulos de memória, que se gastam com a escrita de dados nos mesmos. A ideia seria que, como este género de discos possui componentes eletrónicos, estão mais propícios a falharem a longo prazo.

 

No entanto, segundo o estudo da Backblaze, isso não é inteiramente verdade. A empresa afirma que os discos SSD podem, na verdade, ser até mais fiáveis do que os discos mecânicos.

Analisando o potencial de erros nos discos, a empresa afirma que enquanto os discos mecânicos aumentam a probabilidade de falhas com o passar dos anos, os discos SSD acabam por manter essa probabilidade num valor estável – o que será bom.

 

dados de probabilidade de danos em discos SSD e HDD

 

Obviamente, o estudo encontra-se longe de fornecer um panorama completo de todo o mercado, mas a ideia que os discos SSD não são fiáveis apenas por serem SSD pode, nesta altura, ser considerada mais um mito da tecnologia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech