1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Meta e dados pessoais

 

As tecnologias de IA começaram a ganhar bastante destaque desde o final do ano passado, e plataformas como a Meta encontram-se agora a preparar para começar também a usar os dados dos utilizadores para treinar os seus modelos de IA.

 

No entanto, esta medida também levanta algumas questões a nível da privacidade, já que podem ser recolhidos dados que são considerados sensíveis ou privados de cada um, e que podem ser usados para os mais variados fins.

 

No caso da Meta, a empresa já tinha confirmado que iria começar a usar os dados dos utilizadores nas suas diferentes plataformas, nomeadamente no Facebook, para tais tarefas – a menos que os utilizadores se oponham. E hoje é o último dia em que tal pode ser realizado.

 

Quem não pretenda que a Meta use os seus dados para treino de IA, deve o mais rapidamente possível remover-se da lista para tal, que vai ser aplicada para todos os utilizadores da plataforma.

 

Esta medida pode ser feita no Formulário da empresa focado para esse fim, disponível neste link. Os utilizadores podem a partir do mesmo selecionar diferentes opções, mas a que interessa para remover os dados existentes e impedir a recolha será a “Quero restringir ou opor-me ao tratamento das minhas informações pessoais de terceiros usadas para criar e melhorar a inteligência artificial nos produtos da Meta”.

 

Ao selecionar esta opção, e continuar com o formulário, os utilizadores podem assim opor-se que os seus dados sejam usados para treino dos modelos de IA. Além disso, é também possível usar o mesmo formulário para aceder aos dados que existem atualmente, ou remover os existentes.

 

Atenção que simplesmente selecionar a opção de remover os dados não impede que os mesmos sejam recolhidos novamente no futuro. Para validação completa, deve primeiro bloquear a recolha, e se necessário, pedir a eliminação dos dados posteriormente.

Tendo em conta que esta rede não me deixa ter um perfil ativo, é coisa que não me afeta minimamente... no





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech