1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

logo da google sobre lupa

 

A Google encontra-se novamente a sentir a pressão das autoridades, sendo que a Competition and Markets Authority (CMA), autoridade de concorrência do Reino Unido, acaba de confirmar que a Google está novamente sobre acusações de práticas anticompetitivas dentro do mercado Europeu.

 

Em comunicado, a entidade afirma que a Google terá abusado da sua posição dominante sobre o mercado da publicidade web. A acusação indica que a Google terá favorecido a sua própria plataforma de publicidade, o Google Ads, em deterioramento dos principais rivais do mercado, onde também se encontram nomes como a Amazon e Meta.

 

Caso a acusação seja confirmada, a Google pode ficar sujeita a uma coima que atinge os 10% das suas receitas globais anuais. Em 2023, a empresa registou mais de 328 mil milhões de dólares em receitas, o que, caso a queixa seja confirmada, pode ser de valor considerável.

 

O sistema da Google analisa as atividades dos utilizadores durante a navegação pela internet, de forma a apresentar espaços publicitários relevantes para os mesmos. Esses espaços são vendidos aos anunciantes interessados na compra, de forma a apresentar a publicidade.

A CMA considera que a Google, tendo controlo dessa cadeia de vendas, terá dado prioridade à sua própria plataforma e para apresentação de conteúdos próprios.

 

A acusação aponta que a Google terá manipulado as vendas dos espaços publicitários, de forma a dar um valor mais elevado para si mesma quando eram enviados para leilão no Ad Exchange (AdX), o sistema de publicidade do Google Ads.

A CMA acusa a Google que estas práticas terão prejudicado os rivais no mercado, e terão dado vantagens injustas para a plataforma da empresa e os seus serviços.

 

Em resposta das acusações, a Google afirma que tem estado a trabalhar constantemente para fornecer uma plataforma de publicidade justa para todos os seus anunciantes, e que as tecnologias usadas permitem realizar exatamente isso num mercado bastante competitivo como é a publicidade na internet.

 

De notar que este não é o único caso contra a Google sobre abuso da sua posição no mercado para favorecimento das suas próprias plataformas, e encontra-se atualmente várias investigações ativas contra a empresa nesse sentido.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech