1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Chamada de número desconhecido

 

É cada vez mais comum receber chamadas de números que se desconhece a origem, e uma das formas mais rápidas de tentar encontrar a origem passa por “usar o Google”. No entanto, embora isso possa ajudar a fornecer alguma informação, nem sempre ajuda.

 

Existem números que nem sempre se encontram numa rápida pesquisa da Google. Mas felizmente, existem também plataformas que podem ajudar a identificar a origem do mesmo, e até mesmo a identificar os números que podem ser considerados como spam ou de telemarketing.

 

Neste artigo vamos analisar algumas das plataformas que se podem usar para encontrar a origem ou a pessoa por detrás de um número de telefone desconhecido.

 

1- Sites de identificação de números de telefone

Quando existe a necessidade de pesquisar por um número de telefone, invés de usar diretamente o Google, pode optar por usar sites de listagem de telefones mais dedicados, que permitem identificar com mais precisão a origem de um contacto.

 

Estes sites baseiam-se em dados que são fornecidos pela comunidade, e normalmente, fornecem rapidamente uma identificação de potenciais contactos de publicidade, spam ou esquemas. Podem ser uma ferramenta útil para usar no dia a dia das chamadas desconhecidas.

Entre alguns dos mais conhecidos temos:

Quem me liga?

Sync.me

Tellows

Ligaram-me

 

2- Aplicações para identificar e bloquear chamadas

Identificar uma chamada pode ser importante, mas isso apenas ocorre depois da chamada ser recebida. Porém, usar uma aplicação no seu smartphone pode ajudar não apenas a identificar o número, como também a bloquear chamadas que sejam reconhecidas como spam.

 

Existem várias apps que podem ajudar a bloquear automaticamente chamadas de números de telefone reconhecidos como sendo de spam, telemarketing ou esquemas. Muitos fabricantes começaram a implementar estas listas de spam nas suas apps de Telefone, mas ainda são algo limitadas. As apps fornecem uma lista mais extensa, e continuamente atualizada pela comunidade.

Entre estas destacamos:

TrueCaller

Sync.me

CallApp

 

Em resumo, eis algumas perguntas frequentes que se pode ter na hora de procurar pela origem de um número desconhecido de telefone:

 

1. É possível saber a quem pertence um número de telefone?

Sim, é possível, mas o sucesso depende de vários fatores, como o tipo de número (fixo ou móvel) e as leis de privacidade do país em questão. Em alguns casos, os números de telefone podem estar listados em diretórios públicos ou em bases de dados online. No entanto, para números móveis, a informação é geralmente privada e mais difícil de obter.

 

2. É legal procurar a quem pertence um número de telefone?

A legalidade de procurar a quem pertence um número de telefone varia de país para país. Em Portugal, por exemplo, os números de telefone móvel são considerados dados pessoais e estão protegidos pela Lei da Proteção de Dados. Portanto, o acesso a essa informação deve respeitar as leis de privacidade. Usar métodos que envolvam invasão de privacidade ou a obtenção de dados de forma ilegal é crime e pode resultar em penalidades severas.

 

3. Como posso proteger o meu número de ser identificado por estranhos?

Proteger o teu número de telefone é essencial para evitar spam e proteger a tua privacidade. Aqui estão algumas dicas:

  • Não partilhes o teu número em plataformas públicas. Se possível, utiliza métodos de contacto alternativos, como endereços de email.
  • Utiliza uma aplicação de proteção contra spam. Estas aplicações bloqueiam automaticamente chamadas de números conhecidos por fazerem spam.
  • Configura as tuas definições de privacidade nas redes sociais. Verifica se o teu número de telefone está visível apenas para amigos ou se está completamente oculto.
  • Evita fornecer o teu número de telefone em sites suspeitos. Utiliza sempre plataformas confiáveis e lê a política de privacidade antes de submeteres qualquer dado pessoal.

 

4. O que fazer se recebo chamadas de spam ou fraude?

Se estás a receber chamadas de spam ou fraude, aqui estão alguns passos que podes seguir:

  • Bloqueia o número. A maioria dos smartphones tem uma opção de bloquear chamadas de números específicos.
  • Denuncia o número. Utiliza aplicações de identificação de chamadas ou reporta às autoridades locais.
  • Nunca partilhes informações pessoais. Se não reconheces o número, nunca partilhes detalhes como a tua morada, número de segurança social, ou informações bancárias.

 

5. O que fazer se eu sou a vítima de assédio por telefone?

Se estás a ser assediado ou ameaçado através de chamadas telefónicas, deves considerar as seguintes ações:

  • Guarda registos das chamadas. Mantém um registo das chamadas, incluindo datas, horas e conteúdo.
  • Contacta as autoridades. Em situações graves, reporta o caso à polícia.
  • Contacta a operadora de rede. Algumas operadoras podem oferecer serviços adicionais para bloquear chamadas indesejadas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech