A Portugal Telecom, SGPS, S.A. (PT) apresenta o novo MEO, o qual inclui o reposicionamento da marca e o lançamento do primeiro serviço quadruple play, verdadeiramente convergente fixo-móvel incluindo TV, internet, telefone e telemóvel – o M4O. Tal como referido na Conferência de Tecnologia e Inovação da PT, realizada em outubro em Lisboa, tendo presente as tendências de consumo dos seus clientes, a estratégia da PT para o segmento residencial e pessoal consiste na aposta na convergência fixo-móvel e de serviços, voz, internet e TV.
Seguindo as tendências da convergência - oferta de TV, internet, telefone fixo e telemóvel sob a mesma marca o MEO vai assumir um novo posicionamento. O MEO que significava uma oferta de triple play assente na oferta duma nova experiência de televisão será a partir de hoje uma marca que oferece um pacote de serviços integrados de telecomunicações e entretenimento. O novo MEO assentará o seu posicionamento em três conceitos:
(1) simplicidade: uma só rede móvel para falar grátis e sem barreiras para todas as redes em Portugal, dados móveis incluídos em todos os telemóveis beneficiando da rede 4G LTE da PT com velocidades de até 100Mbps e com possibilidade de partilha do plafond de dados entre vários equipamentos pessoais;
(2) comodidade: uma só marca para voz, internet e TV dentro e fora de casa, em mobilidade, com um só ponto de contato comercial e de apoio ao cliente fixo e móvel, uma só fatura com todos os serviços e com maior previsibilidade nos gastos, mantendo os serviços nucleares na fatura e os outros através do tradicional sistema pré-pago, e
(3) poupança: a concentração de serviços na marca MEO permite à PT transferir economias de escala obtidas para os seus clientes permitindo assim poupanças imediatas, enquanto, em simultâneo, é oferecida a possibilidade de aceder a smartphones através dum regime de prestações sem juros na fatura MEO, reduzindo assim as barreiras ao acesso destes equipamentos, ambicionados pelos portugueses.
Este conceito foi desenvolvido após uma auscultação cuidada ao mercado português que revelou três tendências fundamentais: (1) propensão elevada (>80% dos lares) para pacotes quadruple play sob a mesma fatura, sobretudo caso materializem poupança e previsibilidade de consumo; (2) necessidade de englobar toda a família, quebrando as barreiras impostas pelas redes móveis, em particular no segmento jovem hoje sujeito ao efeito tribal que o segrega, e (3) qualidade da internet – em casa e em mobilidade – é um fator decisivo para despertar o interesse de todos os elementos da família – pais e filhos.
MEO – É outra vida
Esta visão do novo MEO será consubstanciada com o lançamento do pacote M4O, o primeiro serviço quadruple play, verdadeiramente convergente fixo-móvel incluindo TV, internet, telefone e telemóvel com voz ilimitada e SMS ilimitados para todas as redes móveis e com acesso à internet móvel.
O novo serviço MEO está disponível em FTTH, fibra até casa do cliente, oferecendo velocidade garantida de 100Mbps e 85 canais de TV e em ADSL, o qual oferece velocidade de até 24 Mbps e 80 canais de TV.
Estas ofertas têm as seguintes características:
(1) dois cartões móveis com voz ilimitada e SMS ilimitados para todas as redes móveis e fixas nacionais e 200MB de internet no telemóvel por cartão;
(2) voz fixa ilimitada para redes fixas e mil minutos de chamadas internacionais para 30 países;
(3) acesso gratuito e ilimitado à rede wifi da PT, e
(4) Musicbox na TV, no PC e em todos os telemóveis. Este conjunto de serviços, em FTTH ou ADSL, pode ser subscrito por uma mensalidade de 79,99 euros, com possibilidade de incluir até mais dois cartões móveis por 7,5 euros por cartão por mês e período de permanência mínimo de 24 meses.
A oferta M4O permite que todas as famílias no mercado acedam a mais e melhor serviço – na voz e na internet - a preços inferiores aos atualmente praticados no mercado, proporcionando uma poupança direta significativa para mais de um milhão de famílias, sobretudo caso optem por incluir todos os elementos – pais e filhos – ao abrigo desta oferta.
A tarifa móvel associada a este produto representa uma total previsibilidade e segurança no controlo de custos. As comunicações móveis (voz e SMS) já estão incluídas de forma ilimitada para todas as redes nacionais assim como a internet no telemóvel (até 200MB por cartão) – sem surpresas ou consumos adicionais. Estas comunicações representam cerca de 98% dos consumos de um utilizador médio. Por outro lado, os serviços móveis adicionais que não impliquem a subscrição de uma mensalidade, tais como chamadas internacionais, MMS, chamadas de valor acrescentado e para números especiais, são acedidos através do sistema pré-pago de forma individualizada em cada cartão.
Para garantir que as famílias possam usufruir da experiência de internet 4G LTE em mobilidade, é ainda disponibilizada uma oferta alargada e atrativa de smartphones que podem ser adquiridos mediante uma entrada inicial de 25% (para equipamentos com PVP de até 200 euros) ou 50% (para equipamentos valor igual ou superior a 400 euros) e o valor remanescente em 12 prestações, sem juros e de igual valor, a ser debitado na fatura do MEO.
O cliente pode ainda contratar e utilizar serviços adicionais: (1) upgrade de 85 para 140 canais TV por um valor adicional de 7,85 euros por mês; (2) aquisição de capacidades adicionais de internet no telemóvel de 500MB e 1GB, por uma mensalidade de 10,71 euros e de 16,06 euros, respetivamente, e (3) Banda Larga móvel MEO.
Os clientes TMN que liguem para os clientes MEO são tarifados ao preço de uma chamada para a rede TMN. Os clientes Moche podem falar e enviar SMS grátis para os clientes MEO, sendo considerado on tribe.
Este novo serviço pode ser subscrito através de todos os canais de venda do MEO: (1) online, no novo site meo.pt; (2) número gratuito 16200; (3) rede nacional de 300 lojas MEO, e (4) canais proativos de venda, nomeadamente porta a porta e telemarketing. Estes canais foram já preparados para melhor suportar os clientes no seu processo de decisão e adesão. A nível de serviço e suporte ao cliente, pode ser utilizado o portal ptcliente.pt e a linha telefónica 16200 ou qualquer uma das 300 lojas. Esta articulação de canais de venda e de suporte ao cliente permite um único ponto de contato para todos os serviços, o qual é possível graças a um profundo investimento realizado em sistemas com visão integrada do cliente e que contribui para diferenciar ainda mais a proposta de valor do MEO.
A oferta dum pacote de serviços convergente só é possível dado os investimentos realizados pela PT, em novas tecnologias e na modernização dos seus sistemas de informação, nomeadamente: (1) na sua rede de fibra até casa do cliente (FTTH) com 1,6 milhões de casas passadas; (2) na sua rede 4G LTE, a qual oferece velocidades de até 100 Mbps e em termos de cobertura chega a 90% da população Portuguesa; (3) no reforço dos seus data centres, e (4) na implementação de um sistema de CRM (customer relationship management) no segmento residencial e pessoal, que permitirá garantir o tratamento dum cliente convergente como um único cliente, com uma única fatura e um único ponto de atendimento de serviço. A qualidade destas redes é confirmada por organismos nacionais e internacionais, incluindo: (1) o reconhecimento do FTTH Council em 2011 da rede FTTH da PT como sendo a melhor e mais inovadora implementação de rede de fibra ótica na Europa; (2) o reconhecimento pelo GCF (Global Certification Forum) da rede 4G LTE da PT como referência de qualidade, e (3) a confirmação de que a rede 4G LTE da PT tem a maior cobertura nacional de acordo com um estudo da LCC, empresa independente de consultoria em telecomunicações, realizado em setembro de 2012.
A sofisticação do novo serviço MEO assenta ainda no sólido caminho do MEO e da PT a nível de inovação no triple-play e na TV. Com efeito, o MEO, lançado numa base nacional em abril de 2008, introduziu uma forma disruptiva de ver TV: (1) quer a nível dos conteúdos oferecidos, incluindo canais chave, VoD, HD, 3D e conteúdo local diferenciado e exclusivo, (2) quer a nível da simplicidade da interface com o utilizador, oferecendo desde logo acesso a PVR e a zapping rápido. O processo de inovação do MEO incluiu ainda: (1) o lançamento de serviços interativos e não lineares através do acesso ao botão vermelho do comando MEO, o qual permite interatividade sobre conteúdos já existentes, e ao botão azul, o qual dá acesso a um conjunto alargado de aplicações para TV; (2) o acesso à TV e ao VoD em mobilidade, através do MEO Go!, e (3) o lançamento de serviços inovadores como o MEO Kanal, acessível através do botão verde, ou campanhas interativas como o MEO get MEO, acessível através do botão amarelo. O MEO tinha 1,2 milhões de clientes no final de setembro de 2012. O lançamento deste novo serviço é ainda sustentado na forte e abrangente experiência e liderança da PT nos mercados móvel e de triple-play em Portugal, com 7,4 milhões de clientes e 802 mil clientes, respetivamente, no final de setembro de 2012.
A proposta de valor da PT assenta numa estratégia de convergência para o segmento de consumo, através do MEO, e da oferta M4O, e da TMN, e numa estratégia de cloud, ancorada na sua abrangente rede de data centres, no segmento de empresas e negócios. Este lançamento reforça o posicionamento da PT como o operador, em Portugal, com uma oferta verdadeiramente integrada e convergente.
Fonte: Portugal Telecom