1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos


Para um bom funcionamento de qualquer sistema, é essencial manter uma limpeza regular de ficheiros desnecessários, efetuar a desfragmentação do disco e tantas outras tarefas que, por vezes, demora horas a concluir e necessita de diversos programas para o fazer.

O TuneUp Utilities 2013 é uma solução “tudo em um”, que permite otimizar e efetuar a manutenção do seu sistema, garantindo que este possui a melhor performance possível e sem muito trabalho para tal.
O principal objetivo passa pela limpeza do sistema, assim como a otimização a nível dos serviços e componentes do Windows.

Iremos verificar um pouco cada uma das principais ferramentas e funcionalidades do programa:

- Primeira análise


Após ser realizada a instalação, o programa inicia uma analise inicial. Com esta o sistema é optimizado desde a primeira execução.
Além disso, permite criar um perfil dos hábitos de utilização do sistema por parte do utilizador, o que irá permitir, mais a frente, adaptar cada serviço e funcionalidade do Windows para garantir uma boa performance.

Esta analise é relativamente rápida e, caso não pretenda concluir a mesma, poderá cancelar e aceder à interface regular do programa.

- Status & Recomendações


Quando a interface principal do programa é aberta, a primeira aba a ser mostrada será a “Status & Recomendações”, que permite aceder, rapidamente, ao estado geral do sistema.
E, caso algum ponto esteja a prejudicar a performance, serão sugeridas as medidas a tomar.

Um dos pontos desta aba passa pela opção “Melhorar Desempenho”, no qual o utilizador poderá criar um pequeno perfil e adaptar as recomendações à utilização do sistema. Por exemplo, poderá selecionar a velocidade e tipo de ligação à Internet, como forma de serem apresentadas as melhores recomendações de otimização para este tipo de perfil.

- Otimizar e organizar o sistema


Na aba “Otimizar sistema” e em “Otimizar sistema” encontram-se diversas ferramentas que permitem limpar e otimizar o disco e o registo do Windows.

Uma das mais interessantes passa pelo "desactivador" de aplicações. Neste poderá selecionar algumas aplicações que produzam um impacto na performance do sistema e desativar as mesmas, incluindo serviços e outros componentes que, em casos regulares, iriam permanecer em segundo plano.


São ainda disponibilizadas as tradicionais ferramentas para otimizar o tempo de arranque do sistema, efetuar a limpeza do disco e do sistema, desfragmentar os discos, entre outras.
Na limpeza do disco, o TuneUp possibilita a limpeza de diversos ficheiros desnecessários em mais de 150 programas que normalmente se encontram na maioria dos computadores, incluindo em área especificas do Windows.

- Corrigir Problemas


Na aba “Corrigir Problemas”, e conforme o nome indica, poderá solucionar alguns dos problemas comuns no Windows.


Poderá ainda efetuar uma análise pelo estado dos sectores do disco rígido, assim como restaurar ficheiros eliminados recentemente ou verificar os detalhes do computador.

- Personalizar o Windows


Por fim, na ultima aba “Personalizar Windows”, poderá aplicar algumas alterações na interface do sistema operativo, como a alteração do Tema ou da imagem de fundo do ecrã de login no Windows.


A TuneUp disponibiliza, a partir do seu site, diversas opções de personalização, entre ícones, wallpapers e temas.

- Modo de otimização


Uma das principais funcionalidades, sobretudo para os jogadores e utilizadores de portatis, mais úteis é o “Modo de otimização”.
Neste o utilizador poderá escolher entre três modos: “Economy”, Normal e “Turbo”.


Cada modo otimiza o sistema para tarefas específicas. No modo Economy poderá desativar alguns serviços e funcionalidades do Windows que aumentam o consumo energético, permitindo, desta forma, uma maior autonomia e eficácia energética. Este é particularmente útil para portáteis.

O Modo Turbo permite igualmente otimizar o sistema, mas com vista a garantir a máxima performance possível. Este é, sobretudo, utilizado quando pretende obter uma maior fluidez nos jogos e uma maior velocidade de resposta. 

- Otimização em Tempo real

Quando instala o programa pela primeira vez, o serviço deste é automaticamente ativado, permitindo otimizar o sistema em tempo real.

Esta funcionalidade permite otimizar a prioridade dos processos a serem executados, de forma automática, consoante a sua utilização. Deste modo, os principais programas que se encontre a utilizar no momento irão obter uma melhor resposta e performance.

- Conclusões

Se pretende uma solução “tudo-em-um” eficiente e com diversas funcionalidades, o TuneUp Utilities 2013 é, sem duvida, uma das principais escolhas. Todas as funcionalidades presentes em outros utilitários, como é o caso do CCleaner, Cloud Booster, Advance SystemCare, entre outras, encontram-se juntas num único programa.

O único ponto negativo a apontar passa pela demora na análise e limpeza. No entanto, e apesar desta demora, no final o trabalho é reconhecido, acabando por poupar espaço em disco e obter a melhor performance do sue sistema, sem esforço.

Caso não possa adquirir a versão paga, poderá testar o TuneUp durante 15 dias, de forma completa e gratuita.

Download (versão de teste por 15 dias): http://www.tuneup.pt/download/

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech