O Android é um sistema operativo dedicado a smartphones e tablets que veio para "arrasar" a concorrência. A cada dia, milhares de dispositivos por todo o mundo são activados com o sistema Android.
Dai que os utilizadores procuram sempre novas maneiras de aperfeiçoar, modificar e optimizar o sistema, ainda mais sendo o Android baseado no Linux.
Colocar um telefone/tablet como "rooted" é bastante simples e praticamente qualquer pessoa o pode fazer. Mas antes de avançarmos para o tutorial, vamos a algumas perguntas/respostas para quem desconhece o "root".
O que é o "root"?
Os utilizadores do Linux devem conhecer a expressão root como sendo um "super-utilizador" do sistema. basicamente equivale ao Administrador nos sistemas windows.
Porque devo activar o root no Android?
Ao activar o root no seu android poderá efectuar a alteração completa ao sistema. poderá alterar ficheiros do sistema e até fazer overclock ao processador do seu smartphone.
E é seguro?
Como todas as modificações, se for bem feito, é totalmente seguro.
Posso perder a garantia? E se algo correr mal?
Caso esteja com medo de perder a garantia, fique a saber que o processo é totalmente reversível. E se algo correr mal, basta reiniciar o dispositivo para tudo voltar ao que estava.
Dadas as respostas, vamos ao tutorial.
Existem centenas de dispositivos com android, pelo que este método poderá não funcionar com todos. Foi testado num smartphone com o Android 2.1 e funcionou sem problemas.
1º A partir do Android
Para fazer o root a partir do sistema Android, pode instalar no seu dispositivo o "Androot", disponível em http://www.mediafire.com/?z4ufioe7g29k8xu
Depois de instalar, basta abrir a app e escolher o botão "root". Se necessitar de retirar o root, basta seguir os mesmos passos, mas depois de aberta a aplicação escolha "un-root".
Se preferir pode ainda optar por fazer um "soft-root", ou seja, adicionar as permissões root apenas durante uma sessão. assim que o telefone for desligado, essas permissões são perdidas. Obviamente pode voltar a fazer o root após desligar o dispositivo.
Nota: Apenas funciona no Android 1.6 até ao 2.2. Não se esqueça de seleccionar a sua versão dentro do programa.
Alguma questão não deixe de colocar!
Ate breve!