Hoje em dia é necessário ter extremo cuidado com qualquer dado pessoal que seja partilhado online.
Diariamente, centenas de websites são atacados e, destes, vários dados pessoais e passwords podem ser roubados e ficar disponíveis a qualquer um.
Os ataques e roubos de dados a grandes empresas não são frequentes (felizmente), mas podem ser os sites onde existe a maior probabilidade de possuir uma conta registada e de ter os seus dados acedidos indevidamente. Exemplos disso mesmo são os recentes ataques à Adobe e Sony, onde milhares de contas e passwords foram comprometidas.
Mas como podemos saber se o nosso email, dados e passwords podem ter sido comprometidos? Felizmente existem algumas ferramentas que podem ajudar a verificar se um endereço de email pode ter sido comprometido, assim como os dados associados.
O site haveibeenpwned.com é o mais recente, possibilitando pesquisar por emails que foram acedidos nos ataques à Adobe, Sony, Stratfor, Gawker, Yahoo, Vodafone UK e Pixel Federation.
O site baseia-se nas listas das contas que foram comprometidas pelos ataques, pesquisado pelos emails dos utilizadores para detetar se a password poderá encontrar-se em risco.
Existem ainda algumas ferramentas adicionais disponibilizadas pela empresa de segurança Lastpass, que permitem verificar as contas afetadas em ataques realizados à Adobe, LinkedIn, Last.fm e eHarmony.
Se possui uma conta em algum dos sites e empresas anteriormente referidos, é recomendado verificar se a sua conta e password podem encontrar-se em risco. E, caso utilize a mesma password noutros locais (o que não é recomendado), deve proceder à alteração imediata.
Lembre-se de manter as suas contas seguras.
Crie passwords seguras e únicas para cada site em que se registe online. E verifique se um site é legitimo antes de introduz qualquer dado pessoal.
Navegue online em segurança!