1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

..:: Análise Panda Global Protection 2011 ::..
Realizada por DJPRMF


Actualmente existem milhares de utilizadores, por todo o mundo, ligados a Internet e aos seus benefícios.
Mas a Internet, como deve saber, não é um local seguro. Existem muitos utilizadores que apenas pretendem criar virus e prejudicar utilizadores inofensivos.
Para estes casos necessita de uma protecção para o seu computador e para si. E uma das melhores ferramentas de protecção actualmente existentes são os antivirus e firewall.

A Panda Security lançou a sua nova suite de productos de segurança para o seu computador, com diversas versões, adaptadas a si e aos seu computador.
Iremos realizar a analise da versão mais completa, a "Global Protection 2011".

Mas antes de procedermos para a análise iremos ver um pouco das funcionalidades deste software. O Panda Global Protection conta com:
  • antivírus
  • firewall
  • sistema de protecção de identidade
  • sistema anti-spam
  • controlo parental
  • um optimizador do PC
  • possibilidade de realizar cópias de segurança
  • a introdução do modo de jogo/multimédia
  • gestor da rede doméstica
  • sistema de encriptação de ficheiros
  • sistema de eliminação segura de ficheiros
  • possibilidade de aceder remotamente ao PC
  • Introdução de um modo de navegação segura
Comparativamente a versão anterior, conta com mais ferramentas e um interface completamente renovada e mais "limpa".

Vamos então passar a análise, começando pela instalação.

Instalação

A instalação do programa é bastante simples e rápida, assim como o processo de registo.



Durante a instalação poderá escolher se pretende a instalação mínima ou típica. Para computadores mais antigos, a instalação minima poderá poupar recursos, mas também terá menos protecção, pois certos componentes e funcionalidades não serão instalados. um deles e que é bastante importante para a detecção dos vírus é a Tecnologias TruPrevent.
Recomendamos que instale o programa com a opção "Típica", pois irá garantir a máxima protecção e não consome muitos recursos, mesmo em computadores mais "lentos".

---------------
O que são Tecnologias TruPrevent?

As Tecnologias TruPrevent detectam vírus e intrusos desconhecidos, analisando o comportamento ou actividades dos programas que são executados no computador.

Ao confirmar quais os programas que estão a executar acções potencialmente perigosas, as Tecnologias TruPrevent podem identificar os vírus desconhecidos e bloquear as respectivas acções.

Este processo é completamente fiável e não gera alarmes falsos, não afecta o desempenho do sistema nem abranda os processos em execução.

Para além disso, as Tecnologias TruPrevent funcionam como um bom detective, capaz de identificar os delinquentes através da observação do seu comportamento, mesmo se não tiverem registo criminal e, discretamente, proceder à sua detenção.

Esta estratégia, baseada na análise comportamental, é o que torna as Tecnologias TruPrevent inteligentes. Estas tecnologias representam um passo em frente em comparação com as actuais tecnologias reactivas ou outras tecnologias existentes, como as do tipo heurístico.
---------------

Por fim, tal como na maioria dos antivírus, deve reiniciar o computador no final da instalação.

No registo do programa deve introduzir a chave de registo. Tambem será questionado se pretende o registo no site da Panda, tornando-se assim um cliente registado. Isto tem como vantagem alguns descontos na renovação da licença e algumas dicas e tutorias da própria Panda Security.



Depois de completamente instalado e registado, o software efectua uma actualização automática do programa e do banco de dados de vírus, para garantir a máxima protecção logo desde o inicio.


A actualização é rápida e não necessita de configurar ou clicar em nada. basta aguardar que seja descarregada e instalada.

Interface
Algumas das melhorias desta versão estão na interface do programa.
Esta é limpa e com um design simples e agradável. Todas as opções, serviços e configurações podem ser acedidos a partir da interface inicial, o que torna mais simples configurar os diversos componentes e aceder aos diversos serviços disponibilizados pela Panda.



Alem dos serviços pode também aceder, partir da interface inicial, a secção de análises, onde pode efectuar diversas análises ao sistema. Também pode aceder aos relatórios das análises realizadas e a quarentena, onde se encontram os ficheiros suspeitos e infectados, de forma segura.

Na secção "Serviços" pode aceder a alguns serviços da Panda, alguns disponibilizados apenas para clientes Panda registados. Pode facilmente criar um disco de recuperação, para eliminar qualquer ameaça no caso de não conseguir aceder ao sistema operativo, e pode enviar um arquivo suspeito para a PandaLabs,q ue irá verificar se o mesmo se encontra infectado ou não.



Componentes e Utilitários

O Panda Global Protection conta com diversos componentes e serviços para garantir a sua protecção.
Entre as ameaças detectadas por esta suite de protecção, encontram-se vírus, worms, trojans, spywares, keyloggers, rootkits malware, bots e ficheiros suspeitos.

As análises realizadas pelo Panda GP são rápidas e precisas.
Como teste introduzimos um disco ocupado com 250Gb de informação, com 70 ameaças conhecidos, 20 potenciais ameaças e 50 ficheiros "inofensivos".
A suite analisou todo o disco e detectou todas as ameaças e potenciais ameaças em menos de 2 horas. Um valor muito bom.

O programa conta também com uma firewall poderosa, para proteger o seu computador de ataques externos, bem como a sua rede local. Assim fica protegido de ataques externos, seja de hacker ou worms.

Esta versão conta também com o "Internet Security", que protege a sua identidade e os seus dados introduzidos na Internet. O programa monitoriza todos os seus dados, de forma a proteger a sua identidade de ataques de phishing e roubos de identidades. O programa monitoriza tambem alguns programas de comunicação instantânea, como o WLM, o GTalk e o Yahoo.

Como novidade, esta versão disponibiliza algumas ferramentas úteis para optimizar o seu computador.
Dispõe de um pequeno programa de limpeza do disco e desfragmentação automática, bem como um backup automático do seu sistema... Caso seja cliente registado da Panda, dispõem de 2Gb de espaço online, para guardar com segurança os seus ficheiros mais importantes.

Para garantir ainda mais protecção, caso suspeite que o seu sistema foi infectado ou pretenda a maxima segurança na introdução de dados pessoais, a suite dispõe de um Teclado Virtual, evitando assim utilizar o teclado fisico e as ameaças do tipo keyloggers...

Por fim, pode também contar com um pequeno Gestor de Redes, onde são especificados visualmente todos os seus computadores numa rede local.

Desempenho

Os diversos recursos desta suite de protecção poderiam deixar muitos utilizadores com o pensamento (errado, diga-se de passagem) que a performence global do sistema iria ser reduzida e a memoria RAM ocupada pelo programa.
No enatnto isto não acontece com o Panda GP 2011. Este é bastante leve e quase não tem impacto na performance global do sistema.
Nos nossos testes, os serviços do Panda GP 2011 ocuparam cerca de 300K, quando em repouso, aumentando no entanto para cerca de 1200K, quando utilizado um browser de navegação, neste caso o Google Chrome.

Também realizamos um pequeno teste ao arranque do computador. Medimos o tempo necessário desde o arranque do computador até ao mesmo estar completamente funcional.
Utilizamos uma maquina de testes com o Windows 7 Ultimate e 2 Gb de RAM.
Os resultados podem ser vistos no seguinte gráfico:



Como se pode ver no gráfico, quando utilizado o Panda GP 2011, o sistema demora penas mais 8 segundos a iniciar.
Como comparação colocamos também o mesmo teste com o Avast Free, que demorou cerca de 30 segundos a iniciar, ou seja, mais 15 segundos do que o sistema sem antivírus e mais 7 segundos do que o sistema com o Panda GP 2011.

Conclusão

Depois de realizarmos esta análise, podemos afirmar que o Panda Global Protection 2011 é uma excelente suite de protecção para o seu computador, com diversas ferramentas e recursos para o proteger a si e ao seu computador.
Uma interface simples e agradável, aliado a um desempenho superior a maioria dos productos deste genero, sendo assim óptimo para qualquer tipo de computador, mesmo os mais antigos e com poucos recursos.
No entanto temos de indicar alguns pontos menos positivos, começando pela dificuldade em configurar algumas opções. Para utilizadores experientes ou com alguns conhecimentos, esta tarefa é bastante fácil de realizar, no entanto para utilizadores com menos conhecimentos, algumas configurações podem ser complicadas e pouco intuitivas. Outro ponto negativo é o preço desta versão. Actualmente, o preço médio da versão Global Protection 2011 situa-se nos 80 euros, um valor demasiado elevado, tendo em vista outros produtos semelhantes e mais baratos.

Assim sendo e como de resumo temos:

Pontos Positivos
+ Interface simples e intuitiva
+ Pouco consumo de recursos
+ Serviços e componentes oferecidos
+ Suporte nativo a sistemas de 64bits

Pontos Negativos
- Configurações complicadas para utilizadores com poucos conhecimentos
- Preço da versão

Avaliação final do TugaTech
4.0/5.0




Análise realizada para o TugaTech - https://tugatech.com.pt - pelo utilizador "DJPRMF"
Todos os direitos reservados

unon

Mensagem Sáb 4 Dez 2010 - 14:17 por unon

Este antivírus situa-se no preço de 79,99 € para utilizadores que não estão inscritos no Tugatech. Aos que estão inscritos acrescenta-se o desconto de 20%.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech