Boas,
Para ser sincero, desconheço a empresa em questão e nunca tinha ouvido sequer falar dela.
Penso que o melhor será colocar a questão diretamente na mesma. No site vejo que possuem um telefone, pelo que será o mais recomendado para obter uma resposta correcta.
No caso do router, a menos que essa empresa esteja a revender algo da rede NOS, duvido que consiga. O router está bloqueado, pelo que apenas pode utilizar a rede da própria empresa. Provavelmente terá de adquirir um à própria entidade, caso esta não o forneça já...
Agora, dependendo exatamente do que contratou, se diz internet portátil sim, trata-se de um router que leva consigo para ligar quando precisa...
Novamente, o melhor será mesmo colocar a questão à empresa diretamente, de forma a evitar surpresas.
E recomendo também que considere ver se realmente compensa investir neste formato de internet. Não me parecem claros quais os termos da empresa e a qualidade do serviço, tendo em conta que existem muitas alternativas melhores...
Cumps