1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

google plus rip

 

A tentativa de criar uma rede social da Google parece ter chegado ao fim, com a empresa a anunciar o encerramento do Google+ depois de ter sido descoberta uma falha na plataforma, a qual estaria a permitir o acesso a milhares de dados dos utilizadores.

 

Segundo a empresa, o Google+ possui atualmente um baixo nível de atividade e interação entre os utilizadores, com 90% dos utilizadores a saírem da rede cinco segundos depois do login. No entanto, a plataforma ainda irá encontrar-se disponível para os utilizadores empresariais, como forma de facilitar a conversação segura entre os funcionários – o que não deixa de ser estranho, face a ter sido revelado na mesma altura em que foi descoberta uma falha que permitiu o acesso aos dados de utilizadores.

 

Descrita como um “software glitch”, a falha terá permanecido ativa entre 2015 e Março de 2018 sobre a API da rede, permitindo o acesso a informação privada dos perfis do Google+. No entanto, apesar de o longo período de tempo em que esteve exposta, a empresa acredita que não terá sido aproveitada para recolher informações nem são conhecidas aplicações que utilizem a mesma.

 

Entre os dados acessíveis pela falha encontrava-se o nome completo, data de nascimento, fotos de perfil, lugares onde o utilizador morou, estado de relação e emprego. Dados mais sensíveis, como o email ou número de telefone, não estariam incluindo e acessíveis.

Esta descoberta surge como parte do Project Strobe, um programa da empresa dedicado a limitar o acesso de aplicações de terceiros aos dados dos utilizadores.

 

Seja como for, a descontinuação do Google+ para os consumidores está prevista de ser realizada ao longo dos próximos 10 meses. Durante este período deverão ser emitidas mais informações sobre como recuperar qualquer informação colocada na rede.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech