1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google chrome logo

 

Existe uma forte possibilidade que já tenha utilizado o navegador Chrome, não fosse este um dos mais utilizados na Internet atualmente. Com isto, também é provável que tenha utilizado algum género de extensões no mesmo, para melhorar ou adicionar novas funcionalidades.

 

No entanto, a Chrome Store ainda disponibiliza um vasto conjunto de extensões que são pouco claras no que respeita à privacidade dos utilizadores. De acordo com um estudo realizado pela empresa Duo Security, mais de 85% das extensões disponíveis na Chrome Web Store não possuem qualquer tipo de política de privacidade para os seus utilizadores.

 

Depois de serem analisadas mais de 120,000 extensões, o estudo aponta ainda que 35% possuem permissões de acesso à leitura de conteúdos nos sites visitados pelos utilizadores. Ou seja, possuem total permissão para que seja visto o que o utilizador acede e navega.

Ainda dentro deste número, 32% das extensões analisadas possuem plugins de terceiros desatualizados e com falhas, enquanto 77% não possuem qualquer website para suporte.

 

Como a empresa sublinha, um vasto número de utilizadores do Chrome aceita as permissões de extensões sem verificar exatamente o que está a ser aceite. Em muitos dos casos, as extensões podem requerer permissões para conteúdos que não seriam necessários, sem que os utilizadores tenham conhecimento de tal.

 

Apesar de a Google ter vindo a melhorar a segurança da sua loja de extensões nos últimos anos, ainda existe um vasto trabalho a ser realizado para garantir que os conteúdos são os mais seguros possíveis para os utilizadores.

Da mesma forma, cabe também aos utilizadores analisarem atentamente todas as extensões que são instaladas, bem como as permissões necessárias e se estas são realmente necessárias para o funcionamento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech