1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook e telefone na página de login

 

O Facebook tem vindo a receber uma atenção negativa no que respeita à privacidade para com os dados dos utilizadores. O ano passado pode ter sido um dos piores para a plataforma em nível de escândalos e questões de privacidade, mas estes não parecem ainda ter terminado.

 

De acordo com o portal TechCrunch, o Facebook encontra-se a permitir que o número de telefone dos utilizadores – quando associado à conta para autenticação em duas etapas – fique acessível para pesquisa na plataforma sem possibilidade de restringir essa tarefa.

Quando o sistema de autenticação em duas etapas começou a chegar à plataforma, um dos meios que os utilizadores tinham para obter o código passava por registarem o número de telefone com as suas contas, para onde iria ser enviado o código único de acesso.

 

No entanto, uma vez registado o número de telefone com a conta, deixa de ser possível impedir que o mesmo fique acessível para pesquisa dentro da plataforma. As definições do Facebook apenas permitem limitar que este fiquei visível “para amigos” no mínimo, mas não para ocultar completamente. A piorar a situação, as definições de privacidade padrão estão configuradas para permitir a pesquisa pelo número em formato público – ou seja, por qualquer outro utilizador.

 

definições de privacidade no facebook sobre número de telefone

 

Além disso, o número de telefone é diretamente associado com o WhatsApp e o Instagram, pelo que passa a ser um meio de identificação do utilizador dentro das diferentes plataformas, sem que o utilizador possa ocultar o mesmo.

 

Em comunicado, o Facebook afirma que esta funcionalidade e limitação não será algo novo, o que é efetivamente verdade. Desde meados de Setembro que a plataforma tem vindo a utilizar o número de telefone dos utilizadores como forma de seguir os mesmos e permitir sugerir estes a novos contactos e potenciais amigos.

 

Em todo o caso, é importante relembrar que os utilizadores não necessitam de utilizar o número de telefone para ativarem a autenticação em dois passos. Estes poderão utilizar qualquer aplicação de criação de códigos, como o Google Authenticator.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech