1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

DuckDuckGo

 

A Internet é um grande lugar para se encontrar informação, e a grande maioria dos utilizadores utilizam motores de pesquisa para encontrarem realmente aquilo que procuram. Afinal, basta pesquisar por alguns termos genéricos e a maioria dos motores de pesquisa apresentam sites e resultados baseados no mesmo – muitas vezes de encontro aquilo que se procura.

 

No entanto, a par com isto, também existem questões a nível da privacidade. Cada pesquisa feita em sistemas da Google ou Bing ficam registados pela empresa, e podem ser associados a utilizadores específicos. Todos os termos que procure no Google podem ficar permanentemente associados com a sua conta de utilizador, navegador ou computador.

 

Esta informação pode ser utilizada para os mais variados fins, seja a nível dos próprios serviços do motor de pesquisa utilizado ou para serem fornecidos a terceiros – por exemplo, para fins de publicidade direcionada. A pratica é bastante comum e é algo pelo qual o Google é certamente conhecido.

Se pesquisar por um determinado artigo no Google, rapidamente deverá começar a verificar publicidade em websites pela Internet associados com o produto que pesquisou. E não basta ser apenas no motor de pesquisa principal, tendo em conta que a Google também controla o Youtube, Gmail entre outros – lugares de onde mais dados ainda podem ser recolhidos.

 

É aqui que entram algumas alternativas, como é o caso do DuckDuckGo. O DuckDuckGo é um motor de pesquisa que promete fornecer a mesma qualidade de resultados que a Google, mas mantendo um lema comum: não guardar informação dos utilizadores, não apresentar publicidade nas pesquisas e não seguir os utilizadores pela Internet.

 

Pesquisa do DuckDuckGo

 

O DuckDuckGo garante ser um motor de pesquisa verdadeiramente anónimo, onde os utilizadores podem realizar as suas pesquisas sem terem de se preocupar com a privacidade. Não existem cookies ou outros sistemas que possam seguir os utilizadores, tanto dentro das pesquisas feitas como pelos websites na Internet.

 

Além disso, o DuckDuckGo afirma ser um motor de pesquisa mais justo, fornecendo aos utilizadores a opção de verificarem resultados mais consistentes e relevantes para os termos pesquisados – invés de priorizar sites em particular ou que sejam de “interesses” para a empresa. Por exemplo, na pesquisa de hotéis num determinado local, a Google apresenta em primeiro lugar os resultados para site de parceiros publicitários ou que tenham interesse direto para a empresa.

 

Na DuckDuckGo, esta mesma pesquisa apresenta resultados mais favoráveis e justos para os utilizadores, mantendo a qualidade mas não se focando em ganhos monetários para terceiros. Na realidade, aqui no TugaTech optamos por testar o DuckDuckGo durante alguns dias, e com várias pesquisas realizadas diariamente, consideramos que os resultados apresentados - apesar de ainda necessitarem de algum trabalho - tendem a ser uma excelente alternativa, sendo consistentes, diretos ao que se pesquisa e, em geral, relevantes para o que é pesquisado.

 

Para os utilizadores não devem ser notadas grandes diferenças entre utilizar o Google ou o DuckDuckGo, com áreas como o sistema de imagens a ser consideravelmente melhor na apresentação de resultados que os sistemas da Google - embora este ponto seja um pouco subjectivo do uso de cada um.

 

pesquisa do Duckduckgo

 

No geral, o DuckDuckGo é um motor de pesquisa desenhado para quem se preocupe com a constante monitorização que a Google realiza sobre as pesquisas, mantendo a mesma qualidade nos resultados apresentados aos utilizadores. Será, sem duvida, uma opção viável ao Google e que, em alguns casos, pode até apresentar resultados mais relevantes.

 

Esta mentalidade parece ser cada vez mais dominante pela Internet, sendo que isso também se verifica nas pesquisas realizadas pelo porta. De acordo com a empresa, o DuckDuckGo registou no início deste ano a marca dos 36 milhões de pesquisas realizadas diariamente. Apesar de ainda se encontrar longe dos valores que atingem plataformas como a Google, demonstram cada vez mais o interesse na privacidade.

 

pesquisas diarias no duckduckgo

 

Além da tradicional pesquisa por websites, os utilizadores também podem aceder à pesquisa de imagens, vídeos e noticias. De sublinhar que os resultados apresentados serão idênticos aos que se obtém a partir do Bing, sendo que os mesmos são criados em parceria com a empresa – no entanto, costumam ser regularmente melhorados com os próprios algoritmos dos sistemas da DuckDuckGo, além de não contarem com a  monitorização que a Microsoft também aplica no Bing.

 

A par com o website online, o serviço também disponibiliza alguns extras interessantes. Em primeiro lugar, para os utilizadores do Chrome, existe uma extensão dedicada que monitoriza a actividade de tracking nos websites que visite.

Esta extensão pode ser configurada para bloquear a atividade destes sistemas de tracking, garantindo uma privacidade adicional não apenas nas pesquisas mas em qualquer website online.

 

extensão duckduckgo chrome

 

Por fim, estão também disponíveis aplicações para Android e iOS, que fornecem aos utilizadores um navegador privado e seguro. Contando com as mesmas funcionalidades que a extensão, as aplicações para dispositivos móveis permitem limitar o tracking dos utilizadores durante a navegação em equipamentos móveis, eliminando os conteúdos automaticamente ou no clique de um botão. Além disso, podem também ser configurados para bloquear o carregamento de cookies ou scripts que sigam as atividades dos utilizadores online.

 

Aplicações móveis do duckduckgo

 

Se está à procura de um motor de pesquisa alternativo ao Google, considere dar uma vista de olhos ao DuckDuckGo. Pode aceder ao mesmo em duck.com ou duckduckgo.com .

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech