1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Firefox Monitor

 

Ter os dados divulgados na Internet é um dos problemas mais graves que pode acontecer a qualquer utilizador, mas infelizmente é também algo bastante vulgar de ocorrer. Praticamente todos os dias surgem notícias de empresas que tiveram os seus dados comprometidos, onde podem ser divulgados publicamente diversas informações pessoais dos utilizadores.

 

Mesmo que o utilizador não tenha registado uma conta em alguma plataforma especifica, ainda assim os seus dados podem ter sido comprometidos de alguma forma – umas vezes mais grave, com dados de cartões de crédito ou moradas, e noutras vezes menos, como é o caso de apenas o endereço de email ou informação básica como IP.

 

Descobrir quais as entidades que podem ter sido comprometidas e quais os dados comprometidos é uma tarefa complicada... mas a Mozilla pretende ajudar nisso mesmo com o Firefox Monitor.

 

Firefox Monitor

 

Este serviço associado ao Firefox permite que os utilizadores verifiquem se o seu email foi comprometido em algum ataque no passado, e fornece uma lista de quais os serviços afetados e os dados concretos que podem ter sido comprometidos.

 

Para utilizar o serviço basta aceder ao site do Firefox Monitor e introduzir o email pelo qual pretende pesquisar possíveis violações de dados. O site rapidamente apresenta uma lista de todos os serviços onde o mesmo terá sido comprometido.

O site apresenta ainda algumas informações úteis sobre como proteger os seus dados e quais os passos a seguir para garantir a segurança dos seus dados.

 

firefox monitor

 

Por fim, é ainda possível registar uma conta da Mozilla, para garantir que é notificado sempre que seja verificada uma nova violação de dados e onde o seu email esteja incluído. Quando isto acontece, é enviado automaticamente um email para o seu endereço com mais informações sobre o roubo de dados e como deve proceder.

 

O serviço é uma excelente adição ao já conhecido Have i been pwned?, tanto que a base de dados da plataforma utiliza os mesmos dados que estão neste serviço, juntando ainda algumas listas dedicadas da Mozilla sobre vulnerabilidades descobertas mais recentemente.

Não custa verificar se o seu email e dados pessoais estão seguros, à distancia de um clique em Firefox Monitor.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech