1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

mensagem encriptada

 

Uma vasta maioria de serviços de mensagens utilizam métodos de encriptação, que impedem terceiros de aceder ao conteúdo das mensagens – como é o caso do WhatsApp. No entanto, o governo de Donald Trump pode ter planos para tentar evitar que as empresas venham a utilizar métodos de encriptação que não possam ser contornados pelas autoridades.

 

De acordo com o jornal Politico, vários nomes da administração de Donald Trump terão discutido a possibilidade de o governo começar a aplicar restrições sobre as formas de encriptação ponta-a-ponta que poderão ser utilizadas e a impedir que sejam utilizados métodos onde as autoridades não podem contornar a encriptação.

 A reunião teve como objetivo discutir a possibilidade de o governo criar uma nova legislação que, caso fosse aprovada, iria impedir as empresas de criar um sistema de comunicação totalmente impenetrável ou de segurança garantida – tendo em conta que um dos pontos chave seria o das autoridades ainda conseguirem aceder aos conteúdos de qualquer forma.

 

Nos últimos anos, empresas como a Google, Facebook e Apple têm vindo a aumentar as suas soluções de privacidade nas mensagens trocadas entre os utilizadores, mas esta medida tem também causado mais frustração junto das autoridades, que deixam de ter uma forma de aceder a conteúdos de potenciais criminosos – os quais utilizam esta plataformas para comunicação entre si.

 

mensagem de texto

 

Por enquanto, a reunião teve apenas como intuito de verificar essa possibilidade, e não existe nenhuma medida prática em como aplicar restrições aos métodos de encriptação que as empresas podem utilizar nos seus serviços.

 

Uma lei deste género poderia tornar consideravelmente mais simples a tarefa das autoridades acederem a conteúdos de suspeitos partilhados sobre plataformas como o Messenger ou WhatsApp. No entanto, a medida também iria tornar a tarefa de hackers e terceiros acederem a esses conteúdos muito mais fácil, alem de ser mais um ponto de entrada para possíveis roubos de informações e recolha de dados dos utilizadores – colocando em questão a privacidade dos mesmos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech