1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook aplicação smartphone

 

Durante o dia de ontem, o Facebook, Instagram e WhatsApp sofreram uma falha no carregamento de imagens durante várias horas. O problema impediu que os utilizadores tivessem acesso às imagens partilhadas na rede social, mas também revelou algo que não será todos os dias que se vê.

 

O Facebook utiliza sistemas de IA para categorizar todas as imagens partilhadas na plataforma, e durante a falha verificada no dia de ontem foi possível ver em mais detalhe o que a rede social considera para cada foto. Invés de serem carregadas as imagens, os utilizadores apenas tinham acesso a uma pequena descrição da imagem, que na maioria dos casos é gerada automaticamente pela rede social para identificar o que se encontra na mesma.

 

Esta descrição não é algo novo, mas certamente será algo que nem todos costumam verificar no dia a dia, e também permite analisar um pouco como a rede social implementa diferentes tags para as fotos enviadas.

 

facebook descrição foto

 

A funcionalidade foi inicialmente anunciada em 2017, e atualmente é mais utilizada para ajudar pessoas com deficiência visual a identificar conteúdos partilhados na plataforma. Nestas situações, os utilizadores recebem uma mensagem pelos seus sistemas de identificação e leitura de conteúdos na web, onde invés de as imagens serem “ignoradas”, são descritas com um pouco mais de pormenor aos mesmos.

 

texto alternativo fotos facebook

 

Como curiosidade, os utilizadores também podem ajudar este mecanismo através das suas próprias fotos, ou caso tenham amigos que possam necessitar destas descrições para saberem mais detalhes do que partilha no seu perfil. Quando envia uma foto para o Facebook, na secção de “Opções”, é possível editar a “Alterar texto alternativo” das fotos e ajudar o sistema da rede social a categorizar melhor os conteúdos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech