1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

esquema de scam telefone

 

O Google Assistente pode ainda não estar disponível em Portugal, apesar de as previsões de entrada neste mercado estarem para muito breve. No entanto, já existe quem esteja a aproveitar algumas funcionalidades do assistente de voz para realizar esquemas fraudulentos junto dos utilizadores.

 

O mais recente caso foi reportado pela agência Better Business Bureau, que sublinha uma nova forma como scammers estão a aproveitar os comandos do Google Assistente para realizar esquemas de scam e phishing junto dos utilizadores.

O esquema é muito simples, mas ao mesmo tempo bastante eficaz. Quando os utilizadores pesquisam informações sobre uma determinada empresa no Google Assistente, como o número de telefone, o serviço da Google analisa os primeiros resultados das pesquisas por informações uteis.

 

Por exemplo, se perguntar o número de telefone de uma determinada empresa no Google Assistente, este recolhe essa informação dos primeiros resultados que surgem na pesquisa da Google tradicional. Aproveitando isso, os criminosos estão a colocar falsos anúncios publicitários nas pesquisas para levar a enganos nestes sistemas.

 

google assistente

 

Por exemplo, quando um utilizador pesquisa pelo mesmo número de telefone, invés de ser apresentado o correto seria fornecido outro número associado com os criminosos – que depois poderia ser utilizado para outro género de esquemas, como o roubo de informações.

 

Por enquanto, estes casos parecem estar a ter incidência apenas sobre a América, que será também onde o Google Assistente se encontra mais implementado junto dos utilizadores. Mas com o alargamento da funcionalidade a outros países não seria de estranhar ver casos similares também nos mesmos.

 

Como sempre, cabe aos utilizadores terem atenção às informações que são apresentadas em sites e portais online, certificando-se sempre que números de telefone e emails correspondem aos verdadeiros das empresas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech