1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

CompatTelRunner

 

O CompatTelRunner.exe é um processo existente nas mais recentes versões do Windows 10, mas que para alguns utilizadores também pode ser uma verdadeira dor de cabeça devido aos recursos elevados que retira do sistema – sobretudo depois de o Windows ser atualizado ou algum programa instalado.

 

Mas afinal o que é o CompatTelRunner.exe? E para que serve?

Vamos analisar em mais detalhe este serviço do Windows 10 e ajudar a evitar ter os recursos elevados no mesmo.

 

> O que é o CompatTelRunner.exe?

 

O CompatTelRunner.exe, também conhecido como Windows Compatibility Telemetry, é um serviço existente no Windows 10, responsável por várias atividades dentro do sistema operativo.

A primeira passa por realizar a adaptação de certas configurações do sistema depois de ser feito um upgrade ao mesmo ou de ser instalada alguma nova aplicação. Além disso, também pode ser utilizado para recolher informação sobre o sistema operativo e o uso de aplicações, enviando essa informação para a Microsoft.

 

O Windows Compatibility Telemetry começou a ser integrado em sistemas Windows a partir da versão 7, com o update KB2977759, mas encontra-se praticamente em todas as versões do Windows 10 atualmente.

 

Apesar da sua funcionalidade, este serviço não é essencial para o funcionamento do sistema e das aplicações. No entanto, existem situações onde o mesmo pode retirar vastos recursos do sistema para as suas atividades, nomeadamente na utilização do processador e do disco.

 

gestor de tarefas windows 7

 

O serviço também realiza a recolha de todas as aplicações instaladas no sistema, analisando as pastas das aplicações. Este processo é bastante intensivo a nível de recursos, sobretudo em sistemas mais antigos ou que tenham discos tradicionais mecânicos – e não beneficiem dos acessos mais rápidos dos SSD.

 

> O que causa o uso de recursos elevados?

 

Este serviço recolhe informação do sistema, nomeadamente analisando as aplicações instaladas a cada arranque, depois de ser instalada uma nova aplicação ou de ser feito uma atualização do Windows.

 

De tempos a tempos, o programa também recolhe dados estatísticos sobre o Windows e as aplicações do mesmo, enviando essa informação para a Microsoft. Estas tarefas exigem recursos a nível do processamento e do disco, pelo que um dos problemas mais comuns encontra-se sobre a utilização elevada do disco no arranque do sistema ou depois de instalar uma nova aplicação.

 

> Como o posso desativar o serviço?

 

A desativação do CompatTelRunner.exe não deve causar nenhum problema no funcionamento do Windows. Alias, para quem se preocupe com a recolha de dados do sistema e o seu envio para a Microsoft, desativar este serviço é até uma tarefa recomendada – apesar de não eliminar por completo o envio de informações.

 

O programa é normalmente ativado pelas tarefas agendadas padrão do Windows. Para desativar basta realizar os seguintes passos:

 

1- A partir do menu inicial do Windows, pesquise por “Programador de Tarefas”.

 

programador de tarefas

 

2- Uma vez dentro da janela do Programador de tarefas, no menu lateral, aceda a “Biblioteca do Programador de Tarefas” > “Microsoft” > “Windows” > “Application Experience”.

 

programador de tarefas

 

3- Sobre a lista de tarefas deve encontrar “Microsoft Compatibility Appraiser”, “ProgramDataUpdater” e “StartupAppTask”. Em cada uma das tarefas, clique com o botão direito do rato na mesma e selecione “Desativar”.

 

desativar tarefa windows

 

Estes passos deverão ser suficientes para impedir que o CompatTelRunner.exe volte a realizar atividades automáticas no seu sistema, sem causar qualquer contratempo na utilização regular do Windows.

 

De sublinhar que as tarefas podem ser novamente reativadas com futuras atualizações do Windows, obrigando a que repita o processo. Além disso, este método não impede o programa de ser executado dentro do sistema, mas será mais seguro do que remover por completo a aplicação ou o ficheiro responsável.

Anonymous

Mensagem Dom 18 Jul 2021 - 7:46 por wbarato

tava vendo aki esse mizera consumindo recurso, vlw





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech