1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

ponto verde fotos smartphones

 

Alguma vez tentou tirar uma foto do por do sol, apenas para verificar mais tarde que a imagem contem um pequeno ponto verde no meio a estragar tudo?

 

Isto é uma situação bastante comum de acontecer em praticamente qualquer utilizador de smartphones atuais. No entanto, a primeira vez que se encontra, pode deixar dúvidas do porquê.

 

Ao contrário do que muitos podem inicialmente pensar, este ponto verde não quer indicar nenhum problema com o dispositivo ou com a câmara, e é uma situação perfeitamente normal de acontecer – apesar de incómoda. Neste artigo iremos verificar o motivo de isso acontecer e como pode evitar o mesmo.

 

> O que é o ponto verde nas fotos?

 

Na grande maioria dos casos, os pontos verdes nas fotos nada mais são do que o reflexo da luz sobre as lentes da câmara. Isto é um problema bastante comum de acontecer em praticamente qualquer dispositivo com lentes – seja a câmara de um smartphone, uma câmara digital ou até mesmo uma DSLR (embora nestas existam formas de prevenir as mesmas). Isto é algo conhecido como “lens flare”.

 

ponto verde na foto

 

Isto é mais regular de acontecer quando existe uma forte luz em plano de fundo no cenário – por exemplo, quando se tira fotos do por do sol ou de objetos de frente para o sol. Pode também acontecer em cenários que tenham luzes intensas em plano de fundo ou em redor, que não seja necessariamente um ponto fixo.

 

Quando a luz reflete nas lentes da câmara, sobre um determinado ângulo, pode levar a que seja apresentado este ponto no sensor e, consequentemente nas fotos finais. O ponto não necessita de ser propriamente verde – por vezes também pode ser azul, vermelho ou até uma linha ao longo da foto.

 

lens flare

 

Isto não quer dizer que o seu equipamento possui algum defeito ou problema. É apenas física e a forma como o sistema de lentes nas câmaras funcionam, portanto não existe nada com que se preocupar.

 

> Como evitar os pontos verdes nas fotos e o Lens Flare?

 

Tendo conhecimento do que causa este ponto, fica muito mais simples evitar também que o mesmo apareça nas fotos finais. Uma das formas mais simples de evitar os mesmos passa por evitar apontar a câmara diretamente para uma fonte de luz intensa – como o sol.

 

Muitas vezes é possível de se verificar este ponto verde na pré-visualização do conteúdo, antes da foto ser realmente tirada. Mover o dispositivo ligeiramente para longe da fonte de luz é suficiente para corrigir o mesmo.

 

> Como corrigir fotos que tenham o ponto verde?

 

As dicas anteriores podem ser úteis para evitar capturar imagens com o ponto verde. Mas e se já possui fotos na sua Galeria com este efeito?

Uma solução passa por editar as mesmas com simples aplicações de edição de fotos. A maioria das apps de edição de fotos possuem funcionalidades que permitem remover pontos indesejados nas fotos.

 

Uma app que o TugaTech recomenda para este efeito, e também uma das mais simples de utilizar para a edição, é a Snapseed da Google. Esta encontra-se disponível para iOS e Android, além de contar com um conjunto de ferramentas avançadas para a edição rápida de fotos.

 

Para este caso, a opção que interessa será a “Reparar”, que permite corrigir pequenos erros nas fotos. Seleccionando esta opção e o ponto verde na foto, o Snapseed é capaz de corrigir o mesmo sem afetar a qualidade ou resultado da imagem – ajustando mesmo os píxeis para contornar o efeito indesejado o melhor possível.

 

reparar Snapseed

 

Infelizmente, os “pontos verdes” nas fotos são algo que provavelmente vai ter de lidar em qualquer smartphone, por muito que a câmara dos mesmos venha a evoluir, tendo em conta que é um problema que afeta o próprio funcionamento destes sistemas e trata-se da física do mundo real, afetando o digital.

 

Mas com estas dicas esperamos que tenha ajudado a evitar o problema ou a corrigir o mesmo, para que possa tirar fotos perfeitas em qualquer situação.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech