1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Google pixel 4

 

A maioria dos smartphones continuam a manter os leitores de impressões digitais como um meio seguro de aceder ao equipamento. No entanto, a Apple e agora a Google tem vindo a integrar sistemas de reconhecimento facial para permitir esse acesso, em alternativa aos tradicionais códigos, padrões ou impressões digitais.

 

Porém, no caso dos novos Google Pixel 4 e Pixel 4 XL, a medida de segurança pode afinal não garantir tanta segurança como a empresa tinha anunciado no inicio. Isto porque o sistema de reconhecimento facial do Pixel 4 não é capaz de distinguir se o utilizador está acordado ou a dormir, abrindo a possibilidade de o dispositivo ser utilizado sem permissão por terceiros.

 

O simples ato de fechar os olhos em nada parece afetar o funcionamento do sistema de reconhecimento facial, que continua a funcionar na normalidade e a permitir o acesso ao equipamento. Isto será grave se tivermos em conta que pode permitir o total acesso ao equipamento mesmo em situações que o utilizador final não o pretenda.

 

 

No entanto, a falha não é propriamente desconhecida da Google, que na sua documentação oficial também confirma a existência deste problema. Segundo a informação partilhada na documentação dos novos Pixel 4, a empresa afirma que o sistema de reconhecimento facial pode permitir o acesso caso o utilizador tenha os olhos fechados.

Além disso, a empresa também reconhece que o sistema pode ser contornado por pessoas com o rosto muito similar ao do utilizador – como um irmão. Portanto, as falhas no sistema são bem conhecidas pela empresa, mas ainda assim esta decidiu adotar o mesmo como método principal para desbloqueio do equipamento.

 

Em todo o caso, apesar destas falhas, é possível que a Google venha a melhorar este sistema com o tempo. Isto porque todo o sistema pode ser atualizado futuramente, com o sistema OTA da empresa integrado no dispositivo – e que pode ser aproveitado para integrar atualizações e correções neste sistema.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech