1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google play store

 

Com a popularidade sobre o termo coronavírus a atingir novos picos, cada vez mais o mesmo é aproveitado para os mais variados fins, e nem todos são positivos para os utilizadores.

 

Recentemente foi verificado um aumento considerável de aplicações na Play Store que estão a tirar proveito do termo para ganharem visibilidade ou simplesmente distribuírem conteúdos maliciosos aos utilizadores.

Uma tendência que tem vindo a verificar-se encontra-se sobre a crescente onda de programadores da Play Store que estão a alterar os títulos, descrições e imagens das suas apps para incluírem termos relacionados com a pandemia, na tentativa de enganarem utilizadores que tentem pesquisar pelo termo na loja da Google.

 

Uma grande maioria dos casos são apenas pequenas aplicações que tentam ganhar destaque nas pesquisas da Google Play Store pelo termo, mas existem também alguns casos de apps com malware que estão a aproveitar-se para ganhar popularidade pelos termos relacionados á pandemia.

 

De acordo com o portal The Hacker News, a empresa de segurança Bitdefender terá encontrado várias aplicações que teriam no seu interior código malicioso, aproveitando o termo do covid-19 no nome da app, descrição ou tags genéricas de pesquisa.

Desde Janeiro de 2020 que o número de aplicações com temas e termos relacionados ao coronavírus na Play Store mais que duplicou. Em março existiam mais de 579 aplicações com termos relacionados à pandemia a aproveitarem-se da mesma para ganhar destaque.

 

exemplo de alteração do nome

 

Além de esta medida ser consideravelmente grave, e ir contra os termos da Google sobre o uso de termos ou keywords sobre eventos sensíveis da atualidade, existe ainda de o destaque dado sobre estas aplicações poder ser superior ao de algumas aplicações realmente uteis para os utilizadores finais.

 

Uma grande parte das aplicações descobertas a realizarem estas práticas já terão sido removidas da Play Store, mas ainda é possível encontrar alguns casos – além dos novos que vão surgindo todos os dias – pelo que será importante os utilizadores também terem atenção nas apps que descarregam.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech