Uma grande maioria dos sites atualmente acessíveis pela Internet possuem acesso através de HTTPS — ligação segura. Esta medida tem vindo a ser incentivada pela grande maioria dos navegadores terem começado a marcar sites inseguros sempre que não tenham o acesso HTTPS.
A Mozilla prepara-se agora para trazer algumas novidades neste campo sobre o Firefox 80, com a chegada do novo modo “Apenas HTTPS”. Este novo modo configura o navegador para que o mesmo funcione apenas sobre sites em formato HTTPS.
Ou seja, caso esta configuração seja aplicada, os utilizadores apenas podem aceder a sites que estejam acessíveis por uma ligação segura. Os restantes irão apresentar uma mensagem de erro.
O navegador tenta realizar o upgrade de todas as ligações inseguras para o formato HTTPS, e nos casos em que isso não seja possível, o utilizador é alertado para o facto e o carregamento direto dos conteúdos é impedido.
Esta funcionalidade não é propriamente nova no Firefox, mas até agora encontrava-se disponível apenas nas opções escondidas do navegador. Agora a configuração pode ser ativada ou desativada diretamente das configurações do mesmo, sendo que é também possível aplicar a configuração para apenas afetar as páginas em Modo Privado ou sobre todas.
Por enquanto a opção encontra-se disponível apenas para os utilizadores da versão Nightly do Firefox 80, mas brevemente deverá também chegar na versão estável do navegador.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!