1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Firefox logo

 

Uma grande maioria dos sites atualmente acessíveis pela Internet possuem acesso através de HTTPS — ligação segura. Esta medida tem vindo a ser incentivada pela grande maioria dos navegadores terem começado a marcar sites inseguros sempre que não tenham o acesso HTTPS.

 

A Mozilla prepara-se agora para trazer algumas novidades neste campo sobre o Firefox 80, com a chegada do novo modo “Apenas HTTPS”. Este novo modo configura o navegador para que o mesmo funcione apenas sobre sites em formato HTTPS.

Ou seja, caso esta configuração seja aplicada, os utilizadores apenas podem aceder a sites que estejam acessíveis por uma ligação segura. Os restantes irão apresentar uma mensagem de erro.

 

O navegador tenta realizar o upgrade de todas as ligações inseguras para o formato HTTPS, e nos casos em que isso não seja possível, o utilizador é alertado para o facto e o carregamento direto dos conteúdos é impedido.

 

Esta funcionalidade não é propriamente nova no Firefox, mas até agora encontrava-se disponível apenas nas opções escondidas do navegador. Agora a configuração pode ser ativada ou desativada diretamente das configurações do mesmo, sendo que é também possível aplicar a configuração para apenas afetar as páginas em Modo Privado ou sobre todas.

 

imagem das configurações https only

 

Por enquanto a opção encontra-se disponível apenas para os utilizadores da versão Nightly do Firefox 80, mas brevemente deverá também chegar na versão estável do navegador.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech