1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Instagram

 

No início do ano, o Facebook teve de pagar mais de 650 milhões de dólares sobre um processo judicial sobre alegados usos impróprios dos dados de reconhecimento facial dos utilizadores. Agora chega a vez do Instagram poder vir a ser considerado culpado pela recolha abusiva de dados dos utilizadores.

 

De acordo com as alegações do caso contra o Instagram, a rede social terá recolhido dados dos utilizadores sem o respetivo consentimento dos mesmos, os quais seriam utilizados pela empresa para os seus sistemas de publicidade. No total, mais de 100 milhões de utilizadores do Instagram podem ter sido afetados pela recolha abusiva de informação.

 

O caso, criado nos EUA por uma utilizadora conhecida apenas como Kelly Whalen, afirma que o Instagram terá utilizado o seu sistema de reconhecimento facial na identificação de fotos para recolher dados dos utilizadores sem a respetiva autorização dos mesmos. As informações eram recolhidas sem autorização, com o Instagram a realizar a análise dos rostos até mesmo de utilizadores que não tinham conta na plataforma. De acordo com a acusação, esta prática mantinha-se na empresa desde o início de 2011.

 

De acordo com o portal Bloomberg, a recolha desta informação viola as leis de privacidade do estado da Califórnia, nos EUA, de onde o caso foi apresentado. As multas podem chegar aos 5000 dólares por cada caso de recolha abusiva de informação – e estamos a falar de quase 100 milhões de utilizadores no Instagram afetados.

 

O Facebook já reagiu a este caso, negando ter utilizado o sistema em violação dos direitos dos utilizadores, alegando que o Instagram não utiliza o mesmo género de sistema de reconhecimento facial que se encontra no Facebook.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech