As extensões dos navegadores podem ser algo difícil de desenvolver e sobretudo manter atualizado, sobretudo quando as mesmas existem para mais do que um navegador ao mesmo tempo. Apesar de, nos últimos tempos, terem vindo a ser feitas melhorias nesse sentido, manter o suporte entre navegadores pode ser complicado.
No geral, a maioria dos navegadores existentes mantêm as mesmas APIs que se encontram no Chrome, o que pode facilitar um pouco a tarefa. No entanto, existem sempre algumas particularidades que necessitam de ser tidas em conta quando se pretende desenvolver a mesma extensão com suporte a todos.
A pensar nisso, o conjunto dos principais navegadores existentes no mercado desenvolveram agora o “WebExtensions Community Group”, um grupo que possui como objetivo criar APIs que sejam universais entre todos os navegadores.
Apple, Google, Microsoft, Opera e Mozilla revelaram que vão participar neste grupo, com os seus respetivos navegadores, de forma a criar um conjunto de APIs – ou a melhorar as existentes – para que se possa criar mais facilmente extensões para todos.
Obviamente, cada navegador continua a ser livre de ter as suas próprias APIs dedicadas para os mais variados fins, mas as que sejam consideradas “principais” serão agora revistas para se adaptarem a todos os formatos e criarem um ambiente onde quem pretenda desenvolver uma extensão, o possa fazer de imediato para todos os navegadores mais usados na Internet.
Mais informações sobre o grupo podem ser vistas aqui. Espera-se que algumas novidades do mesmo venha a surgir já nos próximos meses, e certamente que os programadores vão apreciar as mesmas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!