Se utiliza algum serviço da Google e ainda não possui o sistema de autenticação em duas etapas ativo, brevemente isso vai ser aplicado quer queira, quer não. Isto porque, como a Google tinha vindo a incentivar, a autenticação em duas etapas passará a ser um método obrigatório para todas as contas da Google.
Com vista a aumentar a segurança das contas dos utilizadores, todos os que tenham uma conta da Google vão necessitar de ativar a funcionalidade para poderem continuar a usar os serviços. Até ao final do ano a empresa espera ativar a funcionalidade em mais de 150 milhões de contas.
Obviamente, os utilizadores ainda podem atualmente ativar a funcionalidade de forma manual, a partir das Definições de segurança das suas contas. No final do ano, essa funcionalidade necessita de ser ativada para que possam continuar a usar os serviços da empresa.
Quem ainda não tenha a autenticação em duas etapas ativa até ao final do ano, no próximo login deverá ser requerido que a funcionalidade seja ativada.
De relembrar que este sistema exige que os utilizadores tenham de validar a autenticação para além da senha, normalmente através de um pedido de autenticação enviado para um dispositivo ligado na conta dos utilizadores, ou através de código enviado via SMS.
A Google acredita que este sistema permitirá garantir mais segurança para todos os utilizadores, ao mesmo tempo que não possui nenhum efeito negativo para os mesmos.
Como sempre, a recomendação passa por ativar esta funcionalidade em todos os serviços que o permitam. A Autenticação em duas etapas é um dos melhores métodos para prevenir o potencial ataque a contas, e sem dúvida uma das funcionalidades fundamentais para garantir a segurança dos utilizadores e dos seus dados online.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!