1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google chrome ver código fonte

 

Em certos ambientes pode ser necessário bloquear o acesso a determinados websites, algo que navegadores como o Chrome e Edge permitiam aos administradores da rede realizar. No entanto, alguns utilizadores também podiam usar métodos criativos para contornar este bloqueio e aceder a páginas bloqueadas...

 

Uma das formas de contornar este bloqueio passava por aceder diretamente ao código fonte dos sites, algo que o navegador permitia. Por exemplo, se “tugatech.com.pt” estiver bloqueado na rede, os utilizadores podiam tentar contornar este bloqueio acedendo a “view-source:https://tugatech.com.pt”, o que apresenta o código fonte do site e, tratando-se de uma página interna do navegador, não existe forma de a bloquear.

 

Isto podia permitir que os utilizadores tivessem acesso aos conteúdos do site de qualquer forma, ou até pudessem colocar o código num sistema de pré-visualização para ver a página final. No entanto, isso vai agora ficar mais complicado de se realizar.

 

A equipa do Chromium tem vindo a procurar formas de evitar que este sistema seja contornar, e recentemente parece que foram realizadas melhorias nesse sentido, sendo que nas futuras versões o Chrome e Edge vão também bloquear a apresentação do código fonte de sites realmente bloqueados.

 

A nova funcionalidade permite que os administradores da rede possam bloquear a capacidade do Chrome ou Edge de acederem ao código fonte dos sites, basicamente impedindo que os conteúdos possam ser carregados. No final, a funcionalidade de aceder ao código fonte poderia ser totalmente bloqueada, impedindo os utilizadores de acederem ao mesmo dentro do navegador.

 

Espera-se que esta novidade venha a surgir a partir da versão 98 do Chrome e do Edge, possivelmente nas próximas atualizações que venham a ser fornecidas também para os canais Canary dos mesmos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech