1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Spyware

 

Durante esta semana foi revelado que o spyware Pegasus, do grupo NSO, teria sido usado para espiar os iPhones de diversas personalidades de topo na política e jornalistas, mas agora sabem-se mais detalhes sobre a real extensão dos danos.

 

A Apple revelou que iria começar a notificar todos os utilizadores que tinham sido afetados pelo spyware. De relembrar que o Pegasus era um spyware criado sobretudo para monitorizar atividades de personalidades de relevo no campo da política ou ativismo.

O spyware instalava-se silenciosamente nos dispositivos da Apple, aproveitando uma falha desconhecida no sistema, para monitorizar as atividades dos utilizadores, desde mensagens enviadas a conversas. Era até possível aceder às fotos e vídeos, ou ligar o microfone a qualquer momento.

 

Até ao momento acredita-se que pelo menos nove personalidades de relevo no mercado terão sido infetados. Um dos mesmos terá sido Norbert Mao, líder do partido democrático no Uganda.

 

Em defesa das acusações, o grupo NSO afirma que apenas vende as tecnologias para entidades como forças de segurança e partidos políticos, e não realiza diretamente as tarefas de espionagem. Além disso, esta refere ainda que o Pegasus não funciona em dispositivos que tenham números de telefone dos EUA, começando pelo indicativo +1.

No entanto, isto não terá impedido a Apple de recentemente ter avançado também com a empresa para os tribunais, devido ao desenvolvimento do Spyware.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech