1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Memoria RAM

 

E se um dia tivesse a possibilidade de ter a capacidade de armazenamento de um disco SSD dentro de um modulo de memória RAM? Esta é a ideia que alguns investigadores se encontram a desenvolver.

 

Físicos da Universidade Lancaster, no Reino Unido, revelaram recentemente um estudo sobre uma nova tecnologia que pretende, de forma simples, integrar a capacidade de armazenamento de um disco com a RAM dos sistemas.

 

Apelidado de UltraRAM, este novo sistema iria conjugar os dois componentes como um só, permitindo remover algumas das limitações que existem atualmente sobre os mesmos. Por exemplo, poderia ser possível obter velocidades consideravelmente mais elevadas de transferência de dados, que nem mesmo os discos SSD mais avançados atualmente no mercado são capazes de atingir.

 

Como se sabe, as memórias RAM são voláteis, ou seja, os conteúdos das mesmas perdem-se quando o sistema deixa de ter energia ou é desligado. Em contraste, a informação nos discos SSD é não-volátil, visto que permanece mesmo que a energia seja desligada. Esta diferença, no entanto, afeta drasticamente a velocidade da transferência de dados possível entre os dois componentes.

 

Os investigadores indicaram um exemplo onde, usando a tecnologia de UltraRAM, os utilizadores poderiam ter 1 ou 2 TB de memória, que serviria tanto para armazenamento de dados como para memória regular, mantendo a velocidade extremamente elevada das memórias RAM.

 

No entanto, se está já a perguntar-se onde pode comprar esta tecnologia, infelizmente ainda não deverá ser tão cedo que tal vai acontecer. Os estudos sobre a tecnologia UltraRAM ainda estão numa fase bastante inicial, e para já não existe nenhum plano de a tornar comercialmente viável.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech