Ao longo dos últimos meses existe uma empresa que tem vindo a destacar-se no mercado dos semicondutores: a MediaTek. A marca tem vindo a crescer consideravelmente no mercado, algo que se verifica nos mais recentes dados de um recente relatório da empresa Counterpoint Research.
Segundo a empresa de análise do mercado, durante o último trimestre de 2021 a MediaTek foi a marca que mais chips enviou em dispositivos no mercado, marcando ainda mais a sua posição.
No total, cerca de 33% dos pedidos de chips feitos no mercado foram realizados para a MediaTek, seguindo-se a Qualcomm com cerca de 30%. No entanto, curiosamente, este valor corresponde a uma queda para a MediaTek em comparação com igual período de 2020, onde a marca registou uma quota no mercado de 37%.
A Qualcomm, por outro lado, registou um aumento face ao ano de 2020, onde na altura registava cerca de 23% dos pedidos. De notar que outras marcas também se encontram na lista, nomeadamente a Apple, onde o envio de chips para o mercado encontra-se atualmente nos 21%. A Samsung regista cerca de 4% do mercado – uma queda face a 2020.
Dale Gai, diretor de pesquisa da Counterpoint, afirma que uma grande parte destes valores devem-se ao desenvolvimento feito em chips como o Dimensity 9000. No lado da Qualcomm encontra-se devido ao Snapdragon 8 Gen 1, que tem vindo a ser usado em vários smartphones e dispositivos premium no mercado.
Seja como for, os números são consideravelmente positivos para a MediaTek, resta saber se a mesma tendência vai manter-se também para 2022.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!