A Google começou a realizar os testes ao novo Privacy Sandbox do Chrome, que segundo a empresa deve fornecer mais privacidade para os utilizadores do navegador. Este novo sistema pretende deixar de lado o uso de cookies para a personalização de publicidade na internet, adotando práticas mais privadas para os dados dos utilizadores em geral.
Os testes a este novo sistema pretendem ser uma forma da Google avaliar o funcionamento da nova API dos Topics, FLEDGE e outros detalhes antes de começar a chegar para mais utilizadores. A funcionalidade vai encontrar-se ativa, no futuro, para os utilizadores do Google Chrome, embora para já a sua ativação esteja limitada para alguns utilizadores e regiões.
Os utilizadores que estejam com o Chrome na versão Canary podem, desde já, ativar estas novas funcionalidades a partir das definições de privacidade do navegador. As mesmas devem, no futuro, vir a ser integradas para todos os utilizadores, incluindo os que estejam nas versões estáveis.
Todas as fases de ativação deste novo sistema vão ser documentadas no site oficial da Google criado para o efeito, e os utilizadores podem acompanhar a adoção das mesmas.
Além disso, através destas configurações, os utilizadores poderão rapidamente selecionar os itens que pretendem que sejam usados para as recomendações, bem como excluir os mesmos de qualquer associação com o teste – removendo basicamente a personalização de anúncios do navegador.
De relembrar que o Privacy Sandbox tem vindo a ser recebido com várias criticas por parte de diversas entidades, em parte porque estas consideram que deixar de lado os cookies poderá prejudicar o negócio das mesmas, ao mesmo tempo que irá dar mais força à Google para aplicar as suas próprias regras sobre o mercado da publicidade online – tendo em conta que a empresa é atualmente uma das maiores anunciantes da Internet.
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