1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

apps smartphone ecrã

 

Durante as próximas semanas, o número de aplicações disponíveis na Google Play Store pode cair consideravelmente, numa altura em que a plataforma se prepara para remover algumas apps desatualizadas do serviço.

 

Recentemente tanto a Google como a Apple revelaram detalhes de realizarem uma limpeza sobre as suas plataformas de apps, removendo aplicações que sejam consideradas antigas e não tenham sido atualizadas para os recentes sistemas operativos no mercado.

 

No caso da Google, de acordo com o portal CNET, esta medida pode fazer com que aproximadamente 869.000 apps venham a ser removidas, ficando impossível para os utilizadores de as encontrarem na plataforma – no caso da Apple, o valor é ligeiramente mais reduzido, em torno dos 650.000 apps.

 

Esta medida surge depois da Google ter confirmado que iria remover todas as aplicações listadas na sua loja que não tenham sido atualizadas faz mais de dois anos. A empresa refere que esta medida seria tomada para garantir mais privacidade e segurança para os utilizadores.

Apps desatualizadas ou antigas podem conter falhas de segurança ou usar APIs que deixaram de ser consideradas seguras, e necessitam de ser atualizadas.

 

Por outro lado, alguns programadores criticam estas novas medidas, tanto do lado da Google como da Apple, sobretudo os pequenos programadores das duas plataformas. Por exemplo, criadores indie de jogos podem não necessitar de atualizar constantemente as suas apps, mas com estas medidas coloca-se uma pressão para que os conteúdos sejam atualizados ou perdidos para sempre das plataformas.

 

Seja como for, apesar das críticas, parece que nenhuma das empresas está disposta a alterar essa regra, e brevemente poderemos ver um volume de apps a desaparecerem do serviço.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech