1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

imagem do james webb

 

O telescópio James Webb tem vindo a capturar incríveis imagens do universo, como nunca antes tinha sido visto. Estes dados certamente que ajudam os investigadores a estudar a origem do universo, e outras galáxias distantes.

 

No entanto, antes de serem enviadas para a Terra, estas imagens necessitam de ficar guardadas em algum lado. E de acordo com o IEEE Spectrum, isso é feito com um pequeno disco SSD de uns incríveis 68GB.

 

Tendo em conta que todo o equipamento custa mais de 10 mil milhões de dólares, e que existem muitas mais alternativas a discos SSD, é impressionante ver que este conta com um de apenas 68GB. No entanto, existe uma razão para tal.

 

Para começar, o James Webb encontra-se a vários quilómetros de distância da Terra, portanto não será propriamente simples de resolver qualquer problema que surja no mesmo. O disco SSD que se encontra neste está longe de ser o mesmo que se encontra nos computadores no planeta Terra, já que necessita de se encontrar protegido contra a radiação cósmica e deve suportar altas mudanças de temperaturas.

 

No entanto, os 68GB são suficientes para a informação que o mesmo captura, pelo menos durante algum tempo. O disco usado não é propriamente dos mais rápidos no mercado, mas pode ficar praticamente cheio com a captura de apenas 120 minutos de imagens.

Mas estes dados podem ser transmitidos de volta para a Terra através de uma ligação de 28 Mbps.

 

Ou seja, isto permite que os dados sejam enviados a uma velocidade consideravelmente acima do que era possível com o Hubble. Para comparação, é possível enviar cerca de 57GB de dados num dia, em comparação com apenas 1-2 GB do Hubble.

No entanto, ainda demora cerca de quatro horas para recolher todas as imagens a essa velocidade.

 

No entanto, ainda existem alguns contratempos que a NASA deve enfrentar. Estima-se que este disco SSD tenha a capacidade de apenas 60GB no final da vida útil prevista para o James Webb, atualmente em 10 anos. Este valor reduz ainda mais a capacidade de armazenamento, além de que deixa muita pouca margem de manobra tendo em conta outra informação que também é guardada no disco.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech