1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cadeado com falha de segurança

 

A empresa de segurança Bitdefender revelou ter disponibilizado uma nova ferramenta para desencriptar conteúdos que tenham sido bloqueados pelo ransomware "MortalKombat". Esta nova ferramenta vai permitir aos utilizadores recuperarem os ficheiros sem terem de pagar o resgate.

 

Este ransomware ainda é relativamente recente, tendo começado a surgir em Janeiro de 2023, mas desde então tem vindo a focar-se sobretudo em empresas dos EUA. O MortalKombat distribui-se sobretudo por emails contendo ficheiros maliciosos, normalmente focados em enganar funcionários das empresas a abrirem os mesmos para os mais variados fins.

 

Estes ficheiros possuem normalmente um ficheiro BAT mascarado, de onde é iniciado o processo de descarga do ransomware para o sistema.

 

Um dos motivos pelos quais a ferramenta de desencriptação foi rapidamente desenvolvida pode encontrar-se relacionado com o facto de este ransomware ser uma variante do Xorist, um ransomware que foi desencriptado em 2016. Como tal, a adaptação para a nova variante será relativamente simples de ser feita.

 

A aplicação permite analisar e restaurar conteúdos que tenham sido encriptados numa drive, mas os utilizadores podem também optar por escolher apenas uma pasta especifica para restaurar os conteúdos. A ferramenta encontra-se disponível sobre interface gráfica e por linha de comandos – mas a Bitdefender afirma que os utilizadores ainda devem ter cuidado na tarefa de recuperação dos dados, uma vez que existe a possibilidade destes ficarem corrompidos.

 

A ferramenta pode ser descarregada a partir do site da Bitdefender.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech