Os utilizadores do Google Chrome terão brevemente algumas mudanças na forma como o navegador recolhe dados para efeitos de publicidade personalizada, com a nova tecnologia dos Topics.
Esta tecnologia encontra-se englobada no Privacy Sandbox da Google, e pretende focar-se em fornecer, teoricamente, mais privacidade para os utilizadores na forma como a publicidade web recolhe dados dos mesmos, ao mesmo tempo que permite que estes sistemas continuem a funcionar para apresentar conteúdos relevantes para os utilizadores.
Invés de monitorizar os sites que os utilizadores visitam, a API dos Topics recolhe apenas categorias dos mesmos, de forma a criar um perfil mais vasto de cada utilizador. Esta nova funcionalidade foi originalmente lançada com o Chrome 115, mas encontra-se agora a chegar junto de mais utilizadores.
Apesar de se encontrar ativada por padrão, os utilizadores poderão optar por desativar a mesma, caso considerem que esta se encontra a recolher dados que não pretendam. A tarefa pode ser feita a partir das Definições do Chrome, na secção “Privacidade e Segurança” > Privacy Sandbox.
Feito isto, na página que deverá ser apresentada, pode desativar a opção de usar a tecnologia. Isto fará com que a API do Topics não seja usada pelo navegador.
No entanto, é importante ter em conta que esta mudança será algo que a Google se encontra a prever de realizar em breve para mais utilizadores, portanto também será um processo que poderá vir a ficar mais complicado de desativar em futuras atualizações do navegador.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!