A Stability AI, mais conhecida pelo seu modelo de criação de imagens Stable Diffusion, acaba de revelar uma nova tecnologia de IA, que pode agora ajudar os utilizadores a criarem os seus próprios sons e músicas usando as capacidades da IA.
O Stable Audio Open é um modelo de IA, adaptado para usar a IA no sentido de criar músicas ou efeitos de som usando o prompt dos utilizadores. O sistema pode criar sons com até 47 segundos de duração – embora este valor possa vir a aumentar no futuro.
O modelo foi treinado usando apenas músicas royalty-free, de forma a garantir que os direitos de autor são preservados.
O Stable Audio Open é baseado no Stable Audio, que foi inicialmente lançado em Setembro, e que teve uma versão mais avançada do Stable Audio 2.0 lançada em Abril. O Stable Audio Open foi treinado com mais de 486.000 samples de músicas disponíveis em formato livre de várias plataformas, com vista a evitar possíveis problemas com direitos de autor e usos indevidos dos conteúdos.
Embora o Stable Audio Open seja anunciado como “open source”, encontra-se disponível apenas sobre uma licença focada em investigação comunitária, o que impede que os conteúdos criados pelo mesmo sejam usados para fins comerciais.
A ferramenta, além de criar novos samples, pode ainda ser usada para editar músicas já existentes e aplicar pequenas alterações no formato das mesmas. No entanto, a plataforma sublinha que este modelo foca-se apenas em pequenos samples, e que não pretende voltar-se para criar vocais ou produções completas de músicas – sendo que existem alternativas para tal, como o Stable Audio 2.0.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!