Com cada vez mais sistemas de IA presentes pela internet, existem também cada vez mais bots usados para recolher informação de diferentes fontes. Uma das plataformas que usa estes bots é a Perplexity.
A empresa com financiamento de Jeff Bezos possui sistemas que podem ser usados para recolher informação da internet. No entanto, nem todos se encontram contentes com essa recolha, e a New York Times é uma dessas.
A entidade enviou recentemente um pedido legal à Perplexity, de forma a que a mesma deixe de recolher dados e notícias da plataforma da New York Times, fornecendo essa informação para os utilizadores e modelos da Perplexity.
A New York Times afirma que a empresa de IA tem usado a informação sem autorização e de forma abusiva, sem a respetiva licença de utilização. A entidade jornalística não pretende que a Perplexity use os seus bots para recolher dados da plataforma e apresentar os mesmos aos utilizadores do sistema de IA.
Este não é um caso certamente único. Existem atualmente várias entidades que estão a deixar críticas na forma como muitas empresas detentoras de modelos de IA estão a roubar conteúdos para treino dos modelos existentes. A OpenAI é um dos exemplos também vulgarmente referida nos tribunais.
Estudos recentes apontam que a Perplexity tem vindo a ser usada como forma de contornar sistemas pagos de acesso a notícias, para obter a informação e apresentar a mesma diretamente nas suas plataformas. Isto permite que os utilizadores possam aceder a conteúdos de notícias pagos, sem diretamente terem subscrito para tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!