Em praticamente todos os mercados, as vendas de smartwatches registaram quedas, mas parece que ainda existe um dispositivo em particular que continua a encontrar-se nas preferências dos consumidores.
Os dados da Counterpoint Research apontam para uma queda nos envios de novas unidades de smartwatches no mercado, durante o último trimestre de 2024. Durante este período, os envios de unidades para o mercado caíram 7% pela primeira vez em anos.
A Apple foi a que registou a maior queda, de 19% face ao ano anterior, mas ao mesmo tempo, continua a ficar no topo sobre as escolhas dos consumidores. Os dados apontam que a Apple tem vindo a cair nas unidades enviadas para o mercado, em parte por ciclos de lançamento mais alargados, que ao mesmo tempo, levam os consumidores a não comprar os modelos mais recentes.
Mas apesar disso, o dispositivo ainda continua a ser dos mais vendidos por entre todas as opções no mercado – e isto apesar dos rivais estarem a ganhar terreno. A Xiaomi, por exemplo, registou o maior crescimento de unidades de smartwatches enviadas no mercado, com um crescimento de 135%. A Samsung registou apenas 3% e a Huawei aumentou para os 35%.
Por entre os motivos para as quedas de unidades enviadas para o mercado encontra-se a falta de um Apple Watch Ultra 3, bem como as melhorias marginais da série 10, sobretudo para os consumidores da América do Norte.
A falta de novidades no Apple Watch SE também é visto como um fator, tendo em conta que sem novas unidades na linha, os consumidores optam por não investir no modelo. Ao mesmo tempo, o futuro da marca SE na Apple ainda é algo incerto, tendo em conta o recente lançamento do iPhone 16e.
Os dados apontam ainda um aumento das unidades enviadas de smartwatches focados para menores, que são uma tendência cada vez mais vulgar. Muitos pais optam por adquirir os mesmos para manterem os mais pequenos contactáveis.
Quanto ao futuro, espera-se que o mercado venha a registar ligeiras melhorias em 2025, embora não seja de valores elevados. Os consumidores parecem estar a ponderar mais na altura de comprarem um smartwatch, e em muitos casos estes optam por não adquirir os modelos mais recentes, ou a irem para dispositivos mais baratos.
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