Embora a Nvidia tenha alguns problemas em realizar entregas de novos chips de IA para a China, parece que a Huawei pretende tirar proveito disso, tendo revelado que está preparada para fornecer os chips necessários para os fabricantes locais.
Segundo o portal Reuters, a Huawei está a preparar o envio em massa de novos chips para os diferentes mercados internos na China, que tenham foco no uso de tecnologias de IA, e que possam ser usadas pelas empresas locais como alternativa para os chips da Nvidia.
O Huawei Ascend 910C é um desses chips, que conta com um desempenho equiparado ao Nvidia H100. A fabricante uniu duas placas Huawei Ascend 910B num único pacote, de forma a criar a nova geração de GPUs para necessidades de IA.
De notar que, apesar das promessas da Huawei sobre o novo chip, os testes realizados pela DeepSeek ao mesmo indicam que o desempenho adicional será de apenas 60%. Ainda assim, o chip será importante para quem pretenda usar tecnologias de forma local e sem depender de entidades externas.
Os primeiros chips da Huawei podem começar a ser entregues a partir de Maio, sendo que alguns dispositivos já se encontram a usar os mesmos em formato de testes, sobretudo por parte de algumas operadoras de telecomunicações.
De relembrar que, devido às restrições de exportação de chips dos EUA para a China, a Nvidia foi obrigada a criar o H20, um chip com recursos mais limitados, mas que pode ainda ser enviado para empresas chinesas que o pretendam usar. Mas ainda assim, durante a semana passada foram aplicadas novas leis que tornam igualmente complicado o envio destes chips para a China, e que acabam por prejudicar a Nvidia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!