1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

2026 Cadillac Optiq

 

O Cadillac Optiq, o novo SUV elétrico de entrada da marca de luxo e um concorrente direto do Tesla Model Y, prepara-se para receber atualizações significativas para o ano-modelo de 2026. As novidades incluem uma porta de carregamento NACS integrada de fábrica, que dará acesso à vasta rede de Superchargers da Tesla, uma nova e potente versão de tração integral e outras melhorias tecnológicas.

 

A General Motors (GM), empresa-mãe da Cadillac, está a acelerar a sua ofensiva elétrica com uma gama crescente de veículos. O Optiq, com dimensões muito semelhantes às do Model Y, tem-se revelado uma aposta de sucesso, com mais de 75% dos compradores no mês passado a serem novos clientes para a marca. Após as primeiras entregas no final de 2024, o modelo já ultrapassou as 1.700 unidades vendidas no primeiro trimestre, superando rivais de peso como Mercedes-Benz, Genesis e Lexus no mercado norte-americano.

 

Carregamento na rede Tesla e mais potência a caminho

 

A grande novidade para o modelo de 2026 é, sem dúvida, a inclusão de uma porta de carregamento NACS (North American Charging Standard) de série. Esta alteração estratégica permitirá aos proprietários do Optiq aceder a mais de 21.500 postos da rede Supercharger da Tesla na América do Norte, um passo que poderá ser replicado noutras regiões à medida que o padrão se expande.

 

interior do 2026 Cadillac Optiq

 

Atualmente, o Optiq está disponível apenas com tração integral (AWD), mas a gama de 2026 será reforçada. Segundo informações partilhadas pela GM e noticiadas pelo site Electrek, será introduzida uma nova opção "Dual Motor AWD" (motor duplo e tração integral) capaz de debitar uns impressionantes 446 cv (324 kW) e 675 Nm de binário, prometendo uma performance ainda mais entusiasmante.

 

A Cadillac reivindica que o Optiq oferece "a melhor autonomia do segmento", com uma estimativa de cerca de 483 quilómetros (300 milhas) com uma única carga. Além disso, o seu sistema de carregamento rápido em corrente contínua (DC) de 150 kW permite recuperar mais de 127 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos.

 

Tecnologia e espaço a bordo

 

O interior do Optiq não fica atrás do exterior em termos de impacto. O habitáculo é dominado por um imponente ecrã LED curvo de 33 polegadas com resolução 9K, que serve de painel de instrumentos e centro de infoentretenimento. A marca destaca ainda o espaço de carga, que com até 736 litros (26 pés cúbicos), afirma ser o melhor da sua classe.

 

interior do 2026 Cadillac Optiq

 

A tecnologia de assistência ao condutor também foi revista. O sistema "Vision Enhanced Parking" foi melhorado com novas câmaras e radares, e a tecnologia Super Cruise, o sistema de condução semiautónoma da GM, foi atualizada com novas funcionalidades e um Controlo de Cruzeiro Adaptativo aperfeiçoado. Para os que procuram emoções mais fortes, a Cadillac já revelou um vislumbre do Optiq-V de 2026, uma versão desportiva que promete ultrapassar os 500 cv.

 

Preços e disponibilidade

 

O Cadillac Optiq de 2026 deverá chegar aos concessionários nos Estados Unidos no final deste ano. Os preços para esta nova versão serão anunciados numa data mais próxima do lançamento. Como referência, o modelo de 2025 tem um preço inicial de 54.390 dólares. Numa conversão direta, este valor corresponderia a cerca de 50.600 euros, embora seja expectável que o preço final em Portugal seja superior devido a impostos e custos de importação, caso a marca decida comercializar o modelo no mercado europeu.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech