
A Google foi a primeira fabricante a disponibilizar o Android 16 para os seus smartphones, mas uma recente atualização parece ter trazido uma maré de problemas para os donos dos novos Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL e Pixel 9 Pro Fold. Embora a empresa já esteja a trabalhar numa solução, a correção pode não chegar tão cedo quanto o desejado.
Uma atualização que trouxe mais problemas do que soluções
O Android 16 está disponível para os dispositivos Pixel há cerca de um mês, abrangendo desde a série Pixel 6, incluindo o mais económico Pixel 6a (atualmente disponível por cerca de 143 € recondicionado na Amazon), até aos modelos mais recentes. Contudo, a mais recente atualização de software transformou a experiência de utilização dos novos Pixel 9 num verdadeiro pesadelo para muitos utilizadores.
As queixas acumulam-se e descrevem um cenário frustrante. O que deveria ser uma simples melhoria de desempenho e segurança resultou numa série de falhas que afetam a funcionalidade básica dos telemóveis.
Ecrãs que não 'acordam' e outros bugs frustrantes
De acordo com vários testemunhos partilhados na comunidade de suporte do Google Pixel, um dos problemas mais graves é o congelamento dos aparelhos em modo de suspensão. Muitos donos de Pixel 9 e Pixel 9 Pro relatam que, ao pressionarem o botão de energia, o ecrã simplesmente não responde, deixando o smartphone inutilizável.
A lista de falhas reportadas por utilizadores na comunidade de suporte não fica por aqui, incluindo:
O brilho automático deixa de funcionar.
A funcionalidade "tocar para acordar" falha regularmente, exigindo um reinício do dispositivo.
Lentidão e atrasos no ecrã de bloqueio.
É importante notar que estes problemas parecem afetar tanto os utilizadores que estão na versão estável do sistema operativo como os que utilizam as versões de teste (beta).
Google reconhece as falhas, mas a correção pode chegar só em agosto
A Google já confirmou que está ciente dos problemas e a trabalhar ativamente numa atualização para os resolver. No entanto, o momento da sua chegada é incerto. Ao que tudo indica, o pacote de atualizações de segurança de julho já foi finalizado pela empresa, o que significa que não deverá incluir estas correções.
Como resultado, os utilizadores afetados poderão ter de esperar, na melhor das hipóteses, até ao início de agosto para receberem uma solução definitiva para as falhas que estão a afetar a sua experiência com a mais recente geração de smartphones da Google.










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