
A OpenAI, criadora do popular ChatGPT, e o governo do Reino Unido anunciaram uma parceria estratégica focada em expandir a presença da empresa no país e colaborar em áreas cruciais como a infraestrutura de Inteligência Artificial (IA), segurança e a transformação dos serviços públicos. O acordo foi formalizado através de um memorando de entendimento assinado pelo Secretário de Tecnologia, Peter Kyle, e pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, conforme revelado pelo governo do Reino Unido.
O que significa este acordo?
Como parte do memorando, a OpenAI comprometeu-se a explorar investimentos significativos na infraestrutura de IA do Reino Unido, incluindo a possibilidade de desenvolver novos centros de dados. A empresa também irá analisar formas de apoiar as "Zonas de Crescimento de IA" (AI Growth Zones) que estão a ser criadas em todo o país como parte do Plano de Ação para Oportunidades em IA do governo. Estas zonas, que já receberam um investimento público de 2 mil milhões de libras, pretendem tornar-se polos de inovação e atrair milhares de milhões em investimento privado.
Embora a OpenAI ainda não se tenha comprometido com um investimento específico, a sua intenção de explorar e apoiar estas iniciativas é vista como um passo fundamental para solidificar o Reino Unido como um líder global no setor da IA.
A IA ao serviço do estado britânico
A parceria visa também integrar a Inteligência Artificial em setores vitais como a justiça, defesa, segurança e tecnologia educacional. O governo acredita que a utilização desta tecnologia pode tornar os serviços financiados pelos contribuintes mais eficientes e ágeis.
O Reino Unido já está a dar passos nesse sentido. Atualmente, utiliza um assistente de IA chamado "Humphrey" para acelerar tarefas administrativas na função pública e outra ferramenta, "Consult", que recorre ao GPT-4o para analisar e organizar automaticamente as respostas do público a consultas governamentais. Uma tarefa que antes demorava semanas aos funcionários, agora demora apenas alguns minutos.
Segurança e crescimento económico em foco
Ao abrigo do acordo, a OpenAI irá partilhar mais informação técnica com o Instituto de Segurança de IA do Reino Unido, aprofundando o conhecimento do governo sobre as capacidades e os riscos associados à tecnologia.
Adicionalmente, a empresa planeia aumentar a sua presença em Londres, expandindo as suas equipas de investigação e engenharia. Esta expansão promete trazer benefícios económicos substanciais para o Reino Unido, através da geração de novos postos de trabalho qualificados e bem remunerados, o que, por sua vez, contribuirá para um aumento das receitas fiscais e fortalecerá o ecossistema tecnológico do país.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!