
Depois de plataformas como a Steam e a Epic Games Store se terem tornado nomes incontornáveis no mundo dos jogos para PC, outras lojas como a Itch.io ganharam o seu espaço ao focar-se na venda de jogos independentes, geralmente livres de DRM. Contudo, cerca de uma semana após a Valve ter banido jogos de conteúdo adulto ou pornográfico, a Itch.io segue agora um caminho semelhante.
Numa medida que reflete a crescente pressão sobre as plataformas de distribuição digital, a Itch.io anunciou que está a "desindexar" os jogos NSFW (Not Safe For Work). Na prática, isto significa que este tipo de conteúdo deixará de aparecer nos resultados de pesquisa e nas páginas de navegação da loja.
A pressão dos processadores de pagamento dita as regras
Leaf Corcoran, executivo da Itch.io, explicou numa publicação no seu blog oficial que a justificação para esta decisão é exatamente a mesma que a da Valve: os processadores de pagamento, como a Visa e a Mastercard, não querem estar envolvidos em transações relacionadas com jogos de cariz sexualmente explícito. A continuidade das operações de pagamento da plataforma estava em risco.
O controverso jogo que despoletou a mudança
A polémica intensificou-se com um título chamado No Mercy, que foi banido da Itch.io em abril de 2025. O jogo foi descrito por muitos críticos como um perturbador "simulador de violação e incesto", o que gerou uma forte reação negativa contra o título, o seu desenvolvedor e as lojas que o disponibilizavam.
Em No Mercy, o jogador era encorajado a tornar-se "o pior pesadelo de todas as mulheres" através de atos de violência sexual e doméstica. O estúdio responsável, Zerat Games, defendeu a sua criação, classificando-a como uma obra de ficção com temas que, segundo eles, são prevalentes noutros conteúdos pornográficos online.
O que acontece agora aos jogos e aos desenvolvedores?
Corcoran sublinhou que a situação evoluiu muito rapidamente, colocando em risco os processos de pagamento da loja. Devido a esta urgência, a empresa teve dificuldades em informar os desenvolvedores afetados num prazo razoável.
Atualmente, a Itch.io está a conduzir uma auditoria a todos os jogos da sua biblioteca para garantir que cumprem os requisitos dos seus parceiros de pagamento. Assim que esta auditoria estiver concluída, serão implementadas novas medidas de conformidade, obrigando os criadores de jogos a cumprir estas novas regras antes de poderem submeter os seus títulos para publicação.
Este tipo de controvérsia não é uma novidade no setor. Em 2016, um jogo chamado Hatred, que desafiava o jogador a embarcar numa onda de assassinatos sociopatas, foi temporariamente banido do Steam Greenlight, mostrando que o debate sobre os limites do conteúdo nos videojogos já tem um historial considerável.










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